Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1014
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA FILHO, Waldir Duarte da
dc.contributor.authorSANTOS, Almany C.
dc.contributor.authorBORBA, Alexandre Luiz Souza
dc.contributor.authorTROIAN, Guilherme Casarotto
dc.contributor.authorCOSTA, Margarida Regueira da
dc.date.accessioned2013-12-19T16:35:04Z
dc.date.available2013-12-19T16:35:04Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationCOSTA FILHO, Waldir Duarte da; SANTOS, Almany C.; BORBA, Alexandre Luiz Souza; TROIAN, Guilherme Cesarotto; COSTA, Margarida Regueira da. O perfil hidrogeoquímico das águas minerais / potáveis de mesa no Estado de Pernambuco. In: Anais, @NUMERO EVENTO., 2011, Gramado, RS. @TITULO PUBLICACAO. Gramado, RS: @EDITORA, out. 2011. .
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1014
dc.description.abstractNo Brasil, a maior parte das ocorrências de águas mineralizadas se dá na forma de fontes naturais. No Estado de Pernambuco, a captação de águas minerais / potáveis de mesa se dá através de poços tubulares principalmente em terrenos de bacias sedimentares, existindo 57 empresas concessionárias de lavra de água mineral / potável de mesa pelo Departamento Nacional da Produção Mineral, até março de 2009. É um total de 62 captações de água subterrânea, sendo 46 por|poço tubular, 12 por fonte natural e 4 mistas. Essas captações estão distribuídas em 25 municípios onde, 48 encontram-se em operação e 14 não operantes. O trabalho proposto tem como objetivo levantar, gerar e disponibilizar informações além de avaliar a qualidade das águas minerais / potáveis de mesa e suas relações com a geologia e os recursos hídricos no estado de Pernambuco, com enfoque na saúde humana. Como resultado dessa pesquisa, pretende-se traçar o perfil|hidrogeoquímico dos aquíferos e das águas subterrâneas com potencialidade para explotação como água mineral / potável de mesa, de grande interesse para os empreendedores do setor de água mineral, de forma a fomentar o desenvolvimento sócio-econômico sustentável do Estado e elevar o conhecimento geocientífico
dc.languagept_BR
dc.subjectGEOQUÍMICA
dc.subjectHIDROGEOQUÍMICA
dc.subjectÁGUA SUBTERRÂNEA
dc.subjectÁGUA MINERAL
dc.subjectQUALIDADE DA ÁGUA
dc.subjectBRASIL
dc.subjectRIO DE JANEIRO
dc.titleO perfil hidrogeoquímico das águas minerais / potáveis de mesa no Estado de Pernambuco
dc.typeWorking Paperpt_BR
dc.localGramado, RS
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evento_CGQ03T29.pdfproducao cientifica142,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.