Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1018
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBORBA, Alexandre Luiz Souza
dc.contributor.authorTROIAN, Guilherme Casarotto
dc.contributor.authorCOSTA FILHO, Waldir Duarte da
dc.contributor.authorCOSTA, Margarida Regueira da
dc.date.accessioned2013-12-19T16:35:04Z
dc.date.available2013-12-19T16:35:04Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationBORBA, Alexandre Luiz Souza; TROIAN, Guilherme Cesarotto; COSTA FILHO, Waldir Duarte da; COSTA, Margarida Regueira da. Qualidade das águas do Aqüífero Beberibe na região metropolitana de Recife, PE. In: Anais, @NUMERO EVENTO., 2011, Gramado, RS. @TITULO PUBLICACAO. Gramado, RS: @EDITORA, out. 2011. .
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1018
dc.description.abstractO Aqüífero Beberibe na Região Metropolitana do Recife (RMR) ocorre nas regiões centro e norte do Recife e em Olinda, com distintas características hidrogeológicas: no Recife predomina na condição de confinado a semi-confinado, encoberto por sedimentos recentes do Aqüífero Boa Viagem, ocorrendo ainda como aqüífero livre no vale do Rio Beberibe; em Olinda ocorre encoberto ora pela Formação Barreiras ora pela Formação Gramame. Ao sul é limitado pelo Aqüífero Cabo, ao oeste com o falhamento normal de direção N-S e a norte se estende por toda faixa costeira até o limite com o Estado da Paraíba, e na direção leste se prolonga na plataforma continental. Segue o Mapa|Hidrogeológico Simplificado da RMR com os Domínios Aqüíferos. Devido às sua características hidroquímicas privilegiadas, podem ocorrer diversas extrações de águas minerais, além de reforçar o abastecimento público em função das suas características hidrogeológicas, de responsabilidade da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA). De uma maneira geral, os poços que são perfurados no Aqüífero Beberibe Superior, com profundidades inferiores a 150m, possuem água com dureza elevada devido à presença dos carbonatos, como ocorre, por exemplo, nos poços perfurados|na orla costeira de Olinda. Na região oriental do Recife, aonde os poços chegam a atingir profundidade de 260m (Aqüífero Beberibe Inferior), ocorre inclusive um pacote de calcários da Formação Gramame, enquanto na zona centro-ocidental não ocorre calcário, sendo a água de melhor qualidade
dc.languagept_BR
dc.subjectGEOQUÍMICA
dc.subjectHIDROGEOLOGIA
dc.subjectHIDROGEOQUÍMICA
dc.subjectÁGUA SUBTERRÂNEA
dc.subjectQUALIDADE DA ÁGUA
dc.subjectAQUÍFERO BEBERIBE
dc.subjectBRASIL
dc.subjectPERNAMBUCO
dc.titleQualidade das águas do Aqüífero Beberibe na região metropolitana de Recife, PE
dc.typeWorking Paperpt_BR
dc.localGramado, RS
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evento_CGQ03T42.pdfproducao cientifica76,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.