Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1045
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVIGLIO, Eduardo Paim
dc.contributor.authorVELASQUEZ, Leila Nunes Menegasse
dc.contributor.authorBAGGIO, Hernando
dc.date.accessioned2013-12-19T16:35:07Z
dc.date.available2013-12-19T16:35:07Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationVIGLIO, Eduardo Paim; VELASQUEZ, Leila Nunes Menegasse; BAGGIO, Hernando. Prospecção geoquímica de baixa densidade de flúor em bacias da|margem direita do rio São Francisco, norte de MG. In: Anais, @NUMERO EVENTO., 2011, Gramado, RS. @TITULO PUBLICACAO. Gramado, RS: @EDITORA, out. 2011. .
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1045
dc.description.abstractO Projeto Geoquímica Multiusos é um levantamento de prospecção regional de baixa densidade, de cunho nacional, executado desde 2007 pelo Serviço Geológico do Brasil objetivando delinear padrões de comportamento de 53 elementos químicos em sedimentos e solos e 34 íons em águas superficiais, visando disponibilizar as informações para as diversas áreas do conhecimento e de atividades econômicas. As amostras de solo e sedimento são analisadas por ICP-MS, as de água por|ICP-OES e os ânions por Cromatografia Iônica. Parâmetros físico-químicos são medidos in loco. Nas sub-bacias da margem direita do rio São Francisco entre os rios Jequitaí e Verde Grande foram coletadas amostras em 345 pontos de drenagem e 85 solos. Devido ao histórico de ocorrências de fluorose dentária nesta região, as amostras de sedimento e solo também foram analisadas para flúor. Foram obtidos valores médios e máximos de flúor de 376 e 1,720 ppm para solo, 320 e 1,076 ppm para os sedimentos de fundo e 0.20 e 1.02 mg/L para águas de superfície, delineando extensa região com altas concentrações em todos os meios amostrados, indicando a possibilidade de existência de|outras fontes de flúor além da fluorita disseminada nos calcários do Grupo Bambuí
dc.languagept_BR
dc.subjectGEOLOGIA
dc.subjectGEOLOGIA MÉDICA
dc.subjectGEOQUÍMICA
dc.subjectPROSPECÇÃO GEOQUÍMICA
dc.subjectGEOQUÍMICA MULTIUSOS
dc.subjectRIO SÃO FRANCISCO
dc.subjectBRASIL
dc.subjectMINAS GERAIS
dc.titleProspecção geoquímica de baixa densidade de flúor em bacias da margem direita do rio São Francisco, norte de MG
dc.typeWorking Paperpt_BR
dc.localGramado, RS
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evento_CGQ14T08.pdfproducao cientifica786,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.