Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1096
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Flávia Maria de Fátima
dc.date.accessioned2013-12-19T16:35:13Z
dc.date.available2013-12-19T16:35:13Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationNascimento, Flávia Maria de Fátima. Aquíferos do Estado do Rio de Janeiro. In: Resumos Expandidos, @NUMERO EVENTO., 2012, Bonito, MS. @TITULO PUBLICACAO. Bonito, MS: @EDITORA, out. 2012. ,p. 1-4.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1096
dc.description.abstractA geologia do estado do Rio de Janeiro está compartimentada conforme dois eventos tectonomagmáticos principais: o Evento Colisional Brasiliano (ECB) e o Rifteamento Sul Atlântico (RSA). Os aquíferos fraturados podem ser divididos em relação aos eventos Pós a Pré Colisional Brasiliano em: Alcalinos, Teresópolis/Pedra Branca, Pão de Açúcar/Corcovado, Serra dos Órgãos/Rio Negro, Paraíba do Sul e Região dos Lagos. Em relação aos aquíferos sedimentares, associados ao RSA, destacam-se os aquíferos fluvio-deltaicos do nordeste fluminense, ou seja, o aquífero aluvionar de Campos, aquífero Emboré e Barreiras (Profundo e Raso). Dentre os aquíferos fluvio-marinhos, associados ao Graben da Guanabara (RSA), destacam-se o Macacu, Piranema, além dos aquíferos em cordões, restingas e terraços litorâneos, onde se destacam o Piratininga, Itaipuaçu, Itacoatiara e Camboinhas. Em relação aos aquíferos do Graben do Paraíba do Sul (RSA), existem os aquíferos Resende e Volta Redonda. O conhecimento sobre os aquíferos ainda é restrito e disperso e há a necessidade de esforços institucionais conjuntos para direcionar os recursos, os estudos e disponibilizar as informações
dc.languagept_BR
dc.subjectGEOLOGIA
dc.subjectRECURSOS HÍDRICOS
dc.subjectAQUÍFEROS
dc.subjectBRASIL
dc.subjectRIO DE JANEIRO
dc.titleAquíferos do Estado do Rio de Janeiro
dc.typeWorking Paperpt_BR
dc.localBonito, MS
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evento_AquiferoRJ_Nascimento.pdfproducao cientifica793,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.