Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1164
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBELING, Fabio Alex
dc.date.accessioned2014-03-19T18:06:12Z
dc.date.available2014-03-19T18:06:12Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationBELING, Fabio Alex. Analise do desempenho do modelo SWMM5 acoplado ao calibrador PEST na bacia do arrio Cancela, RS. Orientadora: Eloiza Maria Cauduro Dias de Paiva. Santa maria, 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia civil)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1164
dc.descriptionDissertação Mestrado em Engenharia Civil
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados da modelagem qualiquantitativa da bacia urbana do Arroio Cancela, possuindo 4,35 km² de área, com o uso do modelo Storm Water Management Model (SWMM5). Foram modelados os processos de geração e propagação do escoamento superficial e de base, além dos processos de acumulação e lavagem do total de sedimentos em suspensão (TSS) e da matéria orgânica representada pela demanda bioquímica de oxigênio (DBO5). O pacote de rotinas PEST (Parameter Estimator) foi empregado nas calibrações dos parâmetros mais sensíveis do SWMM5. Ao total, foram calibrados 8 meses de dados monitorados de chuva e vazão, contendo 34 eventos chuvosos. Na calibração dos processos qualitativos empregaram-se 10 eventos contendo estimativas da concentração do TSS e da DBO5. A validação da média dos parâmetros calibrados foi realizada num período de 3 meses, possuindo 16 eventos chuvosos, dos quais 4 contém dados monitorados do TSS e da DBO5. Os resultados indicam que o SWMM5 é mais sensível aos parâmetros relativos às áreas impermeáveis da bacia. Os parâmetros das áreas permeáveis foram mais sensíveis nos eventos de maior magnitude. O uso do PEST revelou-se de grande valia na otimização do modelo, tendo em vista a velocidade com que o algoritmo converge para uma solução satisfatória. A calibração por eventos do escoamento superficial atingiu índices de eficiência de Nash-Sutcliffe (ENS) muito bons (média de 0,92). Para a série contínua, o ENS calculado atingiu o valor de 0,72. Os erros médios no volume de vazão para ambos os casos foi inferior a 14%. A calibração do TSS atingiu ENS médio de 0,56 e, da DBO5, ENS médio de -0,75, com parâmetros de lavagem muito dispersos para ambos os poluentes. Na validação dos eventos, a média dos parâmetros calibrados produziu valores médios de ENS igual a 0,47, mediana calculada igual a 0,87 e hidrogramas com boa reprodução da forma da série observada. A validação da série contínua alcançou ENS igual a 0,74 e subestimativa no volume de vazão igual a 7,7%. A validação dos processos qualitativos foi muito deficiente, não sendo reproduzida satisfatoriamente a variação da concentração do TSS e da DBO5. Os resultados apontam que o uso do modelo SWMM5 acoplado ao calibrador PEST produz bons resultados na predição do escoamento superficial em eventos isolados e em séries contínuas. Todavia, a representação dos processos qualitativos requer melhores estimativas dos parâmetros iniciais de acumulação e lavagem, além do aperfeiçoamento do algoritmo de cálculo dos mesmos.
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectENGENHARIA HIDRÁULICA
dc.subjectRECURSOS HÍDRICOS
dc.subjectHIDROLOGIA
dc.subjectCALIBRAÇÃO
dc.subjectBRASIL
dc.subjectRIO GRANDE DO SUL
dc.titleAnalise do desempenho do modelo SWMM5 acoplado ao calibrador PEST na bacia do arrio Cancela, RSpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.localSanta Maria, RS
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diss_fabio_beling.pdfproducao cientifica5,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.