Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/161
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Lúcia Travassos da Rosa
dc.date.accessioned2013-12-10T19:01:47Z
dc.date.available2013-12-10T19:01:47Z
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationCOSTA, Lúcia Travassos da Rosa. Geocronologia Pb/Pb, Sm-Nd, U-Th-Pb e Ar-Ar do segmento Sudeste do Escudo das Guianas: evolução crustal e termocronologia do Evento Transamazônico. 2006. Tese (Doutorado em Geoquímica e Petrologia) - Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2006.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/161
dc.descriptionTese Doutorado em Geoquímica e Petrologia
dc.description.abstractA região sudeste do Escudo das Guianas é parte de uma das mais expressivas faixas orogênicas paleoproterozóicas do mundo, cuja evolução está relacionada ao Ciclo Orogênico Transamazônico(2,26–1,95 Ga).Neste segmento foram estudados distintos terrenos tectônicos, denominados Jari, Carecuru e Paru, reconhecidos em estudos anteriores em função de seus notáveis contrastes em termos de idade, conteúdo litológico e assinatura geofísico-estrutural. O Domínio Jari é constituído por uma assembléia de embasamento do tipo granulito-gnaissemigmatito com protólitos arqueanos, enquanto o Domínio Carecuru é composto basicamente por rochas cálcio-alcalinas e seqüências metavulcano-sedimentares, com evolução relacionada ao Evento Transamazônico. O Domínio Paru foi delimitado no interior do Domínio Carecuru, e é formado por gnaisses granulíticos com protólitos arqueanos, que hospedam plútons charnoquíticos paleoproterozóicos.Neste estudo, quatro métodos geocronológicos foram empregados em rochas provenientes dos distintos domínios tectônicos, com o objetivo de entender significado tectônico de cada um deles, definir os processos de evolução crustal que atuaram no Arqueano e no Paleoproterozóico e avaliar a extensão de crosta arqueana neste setor da faixa orogêncica em questão..... Finalmente, análises 40Ar/39Ar em anfibólios e biotitas de unidades estratigráficas representativas, principalmente do Bloco Amapá e do Domínio Carecuru, revelam distintos padrões de resfriamento e exumação para estes dois segmentos crustais. No Bloco Amapá, as idades de anfibólios variam entre 2,13 e 2,09 Ga, enquanto as biotitas forneceram idades principalmente entre 2,10 e 2,05 Ga. No Domínio Carecuru, anfibólios e biotitas apresentaram idades entre 2,16 e 2,06 Ga e entre 1,97 e 1,85 Ga, respectivamente. Taxas de resfriamento da ordem 67 °C/Ma e 40 °C/Ma foram calculadas para o Bloco Amapá, indicando resfriamento rápido e exumação controlada por tectonismo, possivelmente relacionada ao estágio colisional do Evento Transamazônico. Em contrapartida, no Domínio Carecuru, as taxas de resfriamento regional variam em torno de 3-2,3 °C/Ma, sugerindo resfriamento lento e exumação gradual, o que é consistente com o modelo de arco magmático, no qual, crescimento de crosta continental resulta principalmente de acresção magmática lateral, sem espessamento crustal significativo
dc.languagept_BR
dc.subjectGEOCRONOLOGIA
dc.subjectGEOLOGIA REGIONAL
dc.subjectEVOLUÇÃO CRUSTAL
dc.subjectARQUEANO
dc.subjectESCUDO DAS GUIANAS
dc.subjectCRÁTON AMAZÔNICO
dc.subjectBRASIL
dc.titleGeocronologia Pb/Pb, Sm-Nd, U-Th-Pb e Ar-Ar do segmento Sudeste do Escudo das Guianas
dc.typeThesis-
dc.localBelém
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_rosacosta.pdfproducao cientifica11,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.