Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/18155
Título: Correlação de métodos de estimativa de evapotranspiração por radiação com o método Fao-Penman-Monteith
Autor(es): MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha
MANZIONE, Rodrigo Lilla
WENDLAND, Edson Cezar
Data do documento: 2009
Editor: SBEA
Referência: MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha; MANZIONE, Rodrigo L.; WENDLAND, Edson C. Correlação de métodos de estimativa de evapotranspiração por radiação com o método Fao-Penman-Monteith. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 38., 2009, Juazeiro, BA, Petrolina, PE. Anais... [S.l.]: SBEA, 2009.
Resumo: Uma das formas de se verificar o desempenho de diferentes métodos de estimativa da evapotranspiração potencial para uma determinada região é compará-los com o método combinado, baseado na radiação e no balanço de massa. O objetivo deste trabalho foi o de analisar a correlação de diferentes métodos de estimativa de evapotranspiração potencial por radiação com o método combinado padrão FAO-Penman-Monteith (1998) para a região central do Estado de São Paulo. Os dados climatológicos foram coletados na Estação Climatológica do Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada, da Universidade de São Paulo, localizada no município de Itirapina/SP. Foi calculada a evapotranspiração potencial diária para cada método estudado e, em seguida, calculada a correlação diária de cada método com o método padrão da FAO, considerando os dias corridos de janeiro a dezembro do ano de 2008 e entre os meses. Os resultados obtidos demonstraram a seguinte ordem decrescente de correlação com o método padrão FAO-Penman-Monteith (1998): Priestley- Taylor (1972), Hargreaves-Samani (1982), Turk (1961), Makkink (1957), Jensen-Haise (1963) e Camargo (1971).
URI: http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/18155
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conbea_2009.pdfproducao cientifica125,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.