Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/185
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Leanize Teixeira
dc.date.accessioned2013-12-10T19:01:50Z
dc.date.available2013-12-10T19:01:50Z
dc.date.issued2003
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leanize Teixeira. Aspectos hidrogeológicos da região costeira norte de Pernambuco: Paulista a Goiana. , 2003. Dissertação (Mestrado em Geociências)-Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/185
dc.descriptionDissertação Mestrado em Geociências
dc.description.abstractA área de estudo está compreendida entre as coordenadas geográficas de latitude S07º27´34”e 07º58´55” e longitude W034º48`29” e 035º08´45”, e abrange os municípios de Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Itamaracá, Igarassu, Itapissuma, Goiana e Itaquitinga. Atividades econômicas terciárias e secundárias são predominantes na porção sul da área, e atividades agrícolas na porção norte. Problemas sociais e dificuldades do ponto de vista dos recursos hídricos impedem o pleno desenvolvimento|econômico. O objetivo principal desta pesquisa é o levantamento dos principais aspectos da hidrogeologia da área de estudo. Foram utilizadas informações de perfis litológicos construtivos|de poços, testes de bombeamento e boletins de análise físico-química de 388 poços tubulares, além de dados bibliográficos que possibilitaram a confecção dos mapas de contorno estrutural do embasamento cristalino, potenciométrico,|transmissividade e isópacas do aqüífero Beberibe. A recarga do aqüífero Beberibe pode ser preliminarmente analisada através do balanço hídrico elaborado a partir de dados de precipitação pluviométrica, evapotranspiração potencial e deflúvio. A geologia é representada pelo Grupo Paraíba, além de depósitos quaternários e Formação Barreiras, assentados sobre o embasamento cristalino. Do ponto de vista hidrogeológico destaca-se a ocorrência dos aqüíferos intersticiais Beberibe /Itamaracá, Barreiras e Depósitos de cobertura, além do aqüífero fissural representado pelo Embasamento Cristalino. Os resultados obtidos demonstram alguns aspectos relevantes quanto à geometria dos aqüíferos e dinâmica da água subterrânea. Foi realizado ainda um zoneamento,|denominado de Zoneamento de Áreas de Explotação(ZAE), distinguindo-se quatro zonas denominadas de Zonas I, II, III e IV, sendo esta última subdividida em subzonas denominadas IVA, IVB e IVC
dc.languagept_BR
dc.subjectÁGUA SUBTERRÂNEA
dc.subjectAQUÍFERO
dc.subjectHIDROGEOLOGIA
dc.subjectGEOLOGIA
dc.subjectBRASIL
dc.subjectPERNAMBUCO
dc.titleAspectos hidrogeológicos da região costeira norte de Pernambuco
dc.typeDissertationpt_BR
dc.localRecife-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diss_leanize.pdfproducao cientifica4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.