Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/192
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZUCCHETTI, Marcia
dc.date.accessioned2013-12-10T19:01:51Z
dc.date.available2013-12-10T19:01:51Z
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationZUCCHETTI, Marcia. Rochas máficas do grupo Grão Pará e sua relação com a mineralização de ferro dos depósitos N4 e N5, Carajás, PA. 2007. Tese (Doutorado em Geologia Econômica e Aplicada) - Instituto de Geociências, Unversidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/192
dc.descriptionTese Doutorado em Geologia Econômica e Aplicada
dc.description.abstractA seqüência metavulcanossedimentar (~ 2,76 Ga) do Grupo Grão Pará, Supergrupo Itacaiúnas, é formada por derrames basálticos sotopostos e sobrepostos a jaspilitos;riolitos, rochas vulcanoclásticas e diques/sills de gabros são subordinados. Os jaspilitos hospedam os minérios de ferro de alto teor(> 65 % Fe) dos depósitos N4 e N5. A seqüência foi submetida a alteração hidrotermal submarina de baixa temperatura(δ18O em rocha total com valores de 7,4 ‰, acima dos valores magmáticos); metamorfismo regional de fácies xisto verde e alteração hidrotermal hematítica.Os metabasaltos têm afinidade magmática cálcio-alcalina, características geoquímicas de zona de subducção, arco continental e contaminação crustal. Estas características sugerem vulcanismo extravasado sobre crosta continental atenuada, em ambiente de retro-arco. A alteração hidrotermal hematítica provocou importantes mudanças|mineralógicas e químicas nas rochas máficas. As principais vias do fluido hidrotermal foram planos de falha e de contato entre jaspilitos e basaltos, nesses últimos formando zonas de alteração dominadas por clorita (distais) e hematita (proximais). Nos metabasaltos, as amígdalas serviram de canal principal para a passagem e difusão do fluido hidrotermal. A composição química das cloritas reflete claramente os processos metamórfico (razões restritas de Fe/Fe+Mg) e hidrotermal (larga variação razões de Fe/Fe+Mg)...... As análises por LA-ICP-MS indicam que a precipitação de minerais ocorreu simultaneamente com diluição do fluido, sugerindo que a mistura de fluidos magmático e meteórico foi um dos causadores da precipitação da hematita.Outros fatores determinantes para a precipitação de hematita podem ter sido(a)as condições relativamente ácidas do fluido e (b) a diminuição de temperatura por efeito de ebulição do fluido; ambas condições inferidas no estágio tardi-hidrotermal de alteração
dc.languagept_BR
dc.subjectMETALOGENIA
dc.subjectGEOQUÍMICA
dc.subjectMINÉRIO DE FERRO
dc.subjectGEOLOGIA ECONÔMICA
dc.subjectMINERALOGIA
dc.subjectBRASIL
dc.subjectPARÁ
dc.titleRochas máficas do grupo Grão Pará e sua relação com a mineralização de ferro dos depósitos N4 e N5, Carajás, PA
dc.typeThesis-
dc.localBelo Horizonte
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Marcia_Zucchetti.pdfproducao cientifica4,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.