Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/223
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Jean Ricardo da Silva do
dc.date.accessioned2013-12-10T19:01:56Z
dc.date.available2013-12-10T19:01:56Z
dc.date.issued2001
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Jean Ricardo da Silva do. Lagoas de alta taxa de produção de algas para pós-tratamento de efluentes de reatores anaeróbios. , 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia)-Instituto de Pesquisas Hidráulicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/223
dc.descriptionDissertação Mestrado em Engenharia
dc.description.abstractO efluente de um reator anaeróbio de manta de lodo de fluxo ascendente (UASB), alimentado por esgoto doméstico, foi conduzido a um sistema de lagoas de estabilização para fins de póstratamento. O sistema foi constituído por três lagoas de alta taxa de produção de algas em que buscou-se observar a influencia dos parâmetros de projeto sobre os níveis de pH, alcalinidade e oxigênio dissolvido, remoção da matéria orgânica remanescente, remoção de bactérias patogênicas e nutrientes e, proposição de parâmetros operacionais para estas lagoas. As três|lagoas foram operadas por um período contínuo de 6 meses nas condições operacionais de 9, 6 e 3 dias de tempo de detenção hidráulico com profundidades úteis de 60, 45 e 30 cm. Para remoção de matéria orgânica, baseada na DQO solúvel, conseguiu-se eficiências na faixa de 67% para a lagoa operada com profundidade útil de 60 cm. A remoção de coliformes fecais|situou-se na faixa de 70 a 98%, resultando em valores de concentração acima do recomendado|pela OMS (103 NMP/100ml), para uso irrestrito na irrigação ou lançamento em locais destinados a recreação. Os índices alcançados na remoção de nutrientes apresentaram-se bastante influenciados pela profundidade útil, com eficiência máxima de remoção de nitrogênio total na faixa de 39%, sendo que o mecanismo da volatilização pareceu ser o|principal meio pela qual a amônia é removida. A remoção de fósforo atingiu valor máximo de 43% porém não foi possível identificar os possíveis mecanismos de remoção. Quanto a influência da profundidade útil e tempo de detenção hidráulico observou-se que os mesmos proporcionaram grandes variações para o pH (7,2 a 10,5), oxigênio dissolvido (0,0 a 34,0 mg/L) e alcalinidade (87,0 a 191,0 mg CaCO3/L)
dc.languagept_BR
dc.subjectRECURSOS HÍDRICOS
dc.subjectSANEAMENTO BÁSICO
dc.subjectQUALIDADE DA ÁGUA
dc.subjectBRASIL
dc.titleLagoas de alta taxa de produção de algas para pós-tratamento de efluentes de reatores anaeróbios
dc.typeDissertationen
dc.localPorto Alegre-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diss_jean_nascimento.pdfproducao cientifica722,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.