Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/266
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNONATO, Cláudia Aparecida
dc.date.accessioned2013-12-10T19:02:01Z
dc.date.available2013-12-10T19:02:01Z
dc.date.issued2002
dc.identifier.citationNONATO, Cláudia Aparecida. Contribuição à caracterização geológica-geomecânica no Quadrilátero Ferrífero. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/266
dc.descriptionTese Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas
dc.description.abstractEsta tese apresenta os resultados de trabalhos relacionados à caracterização geológica-geomecânica realizada em maciços rochosos do Quadrilátero Ferrífero, MG. O capítulo 1 apresenta a introdução: relevância, justificativa, objetivos e breve revisão dos aspectos gerais do Quadrilátero Ferrífero. Nos capítulos 2 a 5, para cada assunto abordado no capítulo, tem-se a revisão bibliográfica, a metodologia utilizada, os resultados encontrados e as conclusões obtidas. No capítulo 2, a determinação do grau de alteração e do grau de coerência dos maciços é discutida. O potencial de aplicação do índice RQD (“rock quality designation”) e dos sistemas de classificação de maciços rochosos RMR (“rock mass rating”), Q e SMR (“slope mass rating”) é verificado. No capítulo 3, as dificuldades encontradas no estudo do espaçamento das descontinuidades são salientadas. No capítulo 4, alguns parâmetros necessários aos projetos de engenharia de taludes são estudados. A identificação dos tipos de ruptura de taludes em rocha é abordada. Os testes para caracterização da rocha intacta são discutidos: teste para determinação da resistência à compressão uniaxial, da resistência à tração e a medida da velocidade do som para avaliar o grau de fissuramento. As dificuldades encontradas são salientadas. A avaliação da condutividade hidráulica em maciços rochosos é discutida. O estabelecimento de modelo geomecânico é estudado no capítulo 5 e um exemplo é apresentado. O capítulo 6 apresenta os comentários finais e sugestões para desenvolvimentos futuros
dc.languagept_BR
dc.subjectENGENHARIA DE MINAS
dc.subjectGEOMECÂNICA
dc.subjectQUADRILÁTERO FERRÍFERO
dc.subjectBRASIL
dc.subjectMINAS GERAIS
dc.titleContribuição à caracterização geológica-geomecânica no Quadrilátero Ferrífero
dc.typeThesis-
dc.localBelo Horizonte
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_claudia_nonato.pdfproducao cientifica3,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.