Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/267
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTAVARES, Felipe Mattos
dc.date.accessioned2013-12-10T19:02:01Z
dc.date.available2013-12-10T19:02:01Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationTAVARES, Felipe Mattos. Evolução geotectônica da região de Santa Rita do Sapucaí, MG. , 2008. Dissertação (Mestrado em Geologia)-Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/267
dc.descriptionDissertação Mestrado em Geologia
dc.description.abstractNa borda meridional do paleocontinente São Francisco, no final do Neoproterozóico, foi instalada uma colisão continente-continente E-W (Orógeno Brasília Meridional). Ocorre sobreposto parcialmente um segundo evento colisional, de direção NE-SW (Orógeno Ribeira), configurando padrão de interferência tectono-metamórfica. Este trabalho teve o objetivo de melhorar o entendimento entre as unidades tectono-estratigráficas regionais na região de Santa Rita do Sapucaí, sul de MG. Teve como métodos mapeamento geológico-estrutural na escala 1:50.000, petrografia, microtectônica e química mineral. Na área de estudos, ocorrem sete unidades de mapeamento. O Embasamento corresponde a ortognaisses monzograníticos a tonalíticos relacionados geneticamente ao Transamazônico......Durante o Fanerozóico, a área estudada passou por um longo período de relativa estabilidade geotectônica. Lineamentos N-S formados por rios e morros alinhados, para os quais não foi reconhecida uma causa nas orogêneses brasilianas, foram interpretados como reflexo de processos de tectônica cenozóica na área de estudos
dc.languagept_BR
dc.subjectGEOLOGIA REGIONAL
dc.subjectGEOLOGIA ESTRUTURAL
dc.subjectMETAMORFISMO
dc.subjectBRASIL
dc.subjectMINAS GERAIS
dc.titleEvolução geotectônica da região de Santa Rita do Sapucaí, MG
dc.typeDissertationpt_BR
dc.localRio de Janeiro-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diss_felipe_tavares.pdfproducao cientifica38,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.