Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/335
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFRANZEN, Melissa
dc.date.accessioned2013-12-10T19:02:09Z
dc.date.available2013-12-10T19:02:09Z
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationFRANZEN, Melissa. Dinâmica do fósforo na interface água-sedimento em reservatórios. 2009. Tese (Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Instituto de Pesquisas Hidráulicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/335
dc.descriptionTese Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental
dc.description.abstractOs sedimentos aquáticos podem fornecer importantes subsídios na avaliação dos ecossistemas aquáticos, uma vez que grande parte dos nutrientes se encontra no estado sólido. A ocorrência de uma floração de cianobactérias tóxicas originada no Blang, segundo de tres reservatórios em cascata do Sistema Salto de Hidrelétricas, localizado no municipio de São Francisco de Paula (RS), motivou a investigação das possíveis fontes de nutrientes, especialmente de fósforo (P), que foi identificado como limitante para a eutrofização. Foram investigadas fontes de origens difusas (solo, águas e sedimentos dos tributários) e pontuais (uso urbano e carga interna representada pelo sedimento do leito dos reservatórios). Os resultados mostraram características ologotróficas nas fontes externas e a presença de P disponível em excesso no sedimento do leito, indicando que a carga interna poderia ser uma fonte significativa de nutrientes. A possibilidade de circulação da água hipolimnética foi investigada através de numeros adimensonais e características físicas do corpo de água, demonstrando que dificilmente ocorreria, uma vez que somente eventos climáticos extremos poderiam provocar a inversão da massa líquida. Excluidas as fontes externas, os resultados sugerem que a fertilização do reservatório Blang tenha sido causada pela abertura da comporta de fundo do reservatório Divisa, localizado imediatamente à motante, durante uma estiagem. O segundo objetivo desta pesquisa foi avaliar a importancia dos agregados de partículas e da seleção granulométrica para a analise química de nutrientes em sedimentos aquáticos.. Resultados obtidos em sedimentos de ambientes lóticos e lênticos (Sistema Salto, RS), demonstram que os agregados maiores (465 - 63 μm) concentram nitrogênio nos ambientes lênticos, por isso a análise deve ser realizada, preferencialmente, na fração ≤465 μ em sedimentos de ambientes lênticos e na fração ≤63 μm dos ambientes lóticos. O último objetivo deste estudo foi testar os efeitos da oxidação sobre a capacidade ea velocidade da sorção de fosfato em sedimentos aquáticos siliciclásticos de origens distintas, principalmente no que se refere ao clima e a origem do conteúdo orgânico, alóctone e autóctone, representados pelos tipos Dy (reservatório Divisa RS) e Sapropel (Reservatório de Tapacurá, São lourenço da Mata, PE) respectivamente. O experimento foi realizado em suspensôes de sedimentos mantidos sob níveis de potencial redox compreendidos entre 200mV e + 400mV. Resultados demonstram que a sorção de fosfato é maior no sedimento tipo Dy em condições reduzidas e no Sapropel em condições oxidadas
dc.languagept_BR
dc.subjectSEDIMENTOS
dc.subjectRESERVATÓRIOS
dc.subjectCONTAMINAÇÃO
dc.subjectBACIA HIDROGRÁFICA
dc.subjectBRASIL
dc.subjectRIO GRANDE DO SUL
dc.titleDinâmica do fósforo na interface água-sedimento em reservatórios
dc.typeThesis-
dc.localPorto Alegre
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_melissa_franzen.pdfproducao cientifica4,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.