Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/349
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Alexandre Alves de
dc.date.accessioned2013-12-10T19:02:11Z
dc.date.available2013-12-10T19:02:11Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Alexandre Alves de. Evolução geotectônica proterozóica da região de São Gonçalo do Sapucaí, sul de Minas Gerais. , 2010. Dissertação (Mestrado em Geologia)-Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/349
dc.descriptionDissertação Mestrado em Geologia
dc.description.abstractA Folha São Gonçalo do Sapucaí é constituída, essencialmente, por rochas pré-cambrianas deformadas em fácies anfibolito e granulito, durante a Orogênese Brasiliana. Localiza-se no extremo sul da Faixa Brasília, no sistema de nappes Socorro-Guaxupé. As rochas nestas nappes registram movimento tectônico geral de topo para leste. A posterior deformação destas estruturas, em dobras com planos axiais NE-SW/subverticais e eixos NE-SW/subhorizontais, pode ser atribuída a evolução da Faixa Ribeira. A Zona de Cisalhamento Três Corações, uma estrutura regional NE-SW/subvertical destrógira,trunca as unidades litológicas, é parte de um conjunto de estruturas dos episódios finais da Orogêsene Brasiliana. Os trabalhos de campo permitiram definir seis unidades de mapeamento, duas connsideradas embasamento e quatro neoproterozóicas. O embasamento inclui o Ortognaisse São Gonçalo, tonalítico, de provável idade Arqueana e, o Ortognaisse Santa Luzia, granítico com idade U-Pb em zircão de 2086 ± 5 Ma. As unidades neoproterozóicas são paragnaisses bandados, biotita xistos e muscovita xistos da Megassequência Andrelândia; e ortognaisses granulíticos Guaxupé. Estas seis unidades de mapeamento se distribuem em três nappes,Carmo da Cachoeira, Lambari e Guaxupé. No norte da folha, os ortoganaisses granulíticos representam a Nappe Guaxupé, superior. Sob esta estrutura aparece a Nappe Lambari, com unidades do embasamento e da Megassequência Andrelândia. A nappe inferior, Carmo da Cachoeira, é constituída por unidades da Megassequência Andrelândia
dc.languagept_BR
dc.subjectTECTÔNICA
dc.subjectESTRATIGRAFIA
dc.subjectBRASIL
dc.subjectMINAS GERAIS
dc.titleEvolução geotectônica proterozóica da região de São Gonçalo do Sapucaí, sul de Minas Gerais
dc.typeDissertationpt_BR
dc.localRio de Janeiro
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diss_alexandreoliveira.pdfproducao cientifica92,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.