Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/398
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSIMAS, Margarete Wagner
dc.date.accessioned2013-12-10T19:02:17Z
dc.date.available2013-12-10T19:02:17Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationSIMAS, Margarete Wagner. Origem vulcânica para o tonstein da jazida do Faxinal, RS: estudos mineralógicos, petrográficos e de palinofácies. , 2008. Dissertação (Mestrado em Geociências)-Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/398
dc.descriptionDissertação Mestrado em Geociências
dc.description.abstractAnálises mineralógicas, petrográficas e de palinofácies são registradas em um leito de tonstein associado a camadas de carvão na Jazida do Faxinal, Rio Grande do Sul, Brasil. A integração dos dados revestiu-se de grande importância para atribuir uma origem vulcânica para este argilito caolinítico. O tonstein é uma rocha quase monominerálica, composta predominantemente por caolinita autigênica. Dispersos na massa caolinítica ocorrem os minerais piroclásticos: paramorfos de quartzo-ß bipiramidais euédricos, “splinters” de quartzo transparente, zircão idiomórfico, apatita euédrica, alanita e pseudomorfos de sanidina, os quais são considerados como uma suíte restrita de minerais vulcânicos de tonsteins distais que preservaram durante a diagênese. Os minerais primários e suas feições texturais, bem como as relações de campo, indicam uma origem vulcânica de queda para essa camada. O estudo de palinofácies, inédito para este tipo. de rocha, evidenciou uma composição diferenciada da matéria orgânica estruturada ao longo do perfil do tonstein. Análises estatísticas do querogênio de diferentes níveis da camada de tonstein indicaram altas percentagens de fitoclastos (xilema e epiderme) associados à menor. representatividade de palinomorfos. Análises microestratigráficas destes níveis demonstraram que a saturação e a precipitação dos palinomorfos foram altamente influenciadas pelo intenso processo de. queda de cinzas. O nível basal caracteriza-se por densos aglomerados de esporos e polens, enquanto o topo é marcado pela preservação de fragmentos de colônias de algas Botryococcus evidenciando uma deposição subaquosa desta camada. Alguns fragmentos de epiderme (cutículas) evidenciam, por sua coloração, acentuada alteração termal. Esses dados possibilitaram vincular as peculiaridades do mecanismo de deposição e preservação da matéria orgânica com o processo de formação do tonstein relacionado à rápida precipitação de cinzas vulcânicas. O tonstein intercalado em camada de carvão indica um episódio de sedimentação de tefra durante a deposição da seqüência portadora de carvão no Permiano Inferior no sul da Bacia do Paraná
dc.languagept_BR
dc.subjectMINERALOGIA
dc.subjectPETROGRAFIA
dc.subjectBRASIL
dc.subjectRIO GRANDE DO SUL
dc.titleOrigem vulcânica para o tonstein da jazida do Faxinal, RS
dc.typeDissertationpt_BR
dc.localPorto Alegre-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diss_margarete_simas.pdfproducao cientifica6,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.