Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/564
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBRITO NEVES, Benjamim Bley de
dc.contributor.authorPEDREIRA, Augusto J.
dc.date.accessioned2013-12-19T16:32:41Z
dc.date.available2013-12-19T16:32:41Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationBRITO NEVES, Benjamim Bley de; PEDREIRA, Augusto J. Diamictitos e Cap Dolomites Sturtianos Sobre o Grupo Jacobina-Araras, Norte de Campo Formoso, Bahia. Geologia USP. Série Científica, São Paulo, v.8, n.2, p.11-27, São Paulo.
dc.identifier.issn1519-874X
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/564
dc.description.abstractA ocorrência de diamictitos, provavelmente glaciais–,sotopostos a calcários no norte de Campo Formoso-BA, adjacências da vila de Araras, já havia sido observado “en passant” por alguns autores nas décadas de 60 e 70, e inclusive chega a fazer parte|de alguns mapas geológicos de escala 1/100.000 e inferiores. A importância destas ocorrências, agora examinadas com mais detalhes, amplia-se com as similaridades lito-estruturais identificadas e a provável correlação com outras ocorrências conhecidas|de Ituaçú, América Dourada, Morro do Chapéu (estas sobre o Grupo Chapada Diamantina) e do nordeste do Craton do São Francisco (Bendegó, Serra da Borracha, Patamuté), neste caso sobre o embasamento TTG deste craton. Em todos os casos, a tectônica de “foreland” associada com a vergência centripetal das faixas móveis neoproterozóicas marginais do norte e sul sudeste do craton (respectivamente) se faz ostensivamente presente. Componente adicional de importância desta ocorrência aqui descrita é: a presença dessas unidades em cotas da superfície Sul-americana (a demonstrar níveis de dissecação erosiva|considerável), que não é a única responsável pela atual separação dos contextos acima mencionados. Fica claro que esses registros lito-estratigráficos acima mencionados foram esparsados espacialmente já no Criogeniano, o que constitui argumento expressivo,|que pode vir a ser usado para contestar a hipótese do “Snow Ball Earth”. Secções geológicas foram realizadas nas adjacências de Araras, discriminando-se quatro diferentes tipos de secções lito-estruturais da discordância (erosiva e angular) entre os (meta-)sedimentos do Supergrupo São Francisco (F. Bebedouro, Criogeniano) sobre o Grupo Jacobina (Orosiriano)
dc.languagept_BR
dc.subjectCRÁTON SÃO FRANCISCO
dc.subjectDIAMICTITOS
dc.subjectSTURTIANOS
dc.subjectNEOPROTEROZOICO
dc.subjectGRUPO BAMBUÍ
dc.subjectBRASIL
dc.subjectBAHIA
dc.titleDiamictitos e Cap Dolomites Sturtianos Sobre o Grupo Jacobina-Araras, Norte de Campo Formoso, Bahia
dc.typeArticle-
dc.localSão Paulo
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
brito_neves.pdfproducao cientifica622,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.