Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/622
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Flávio P. de
dc.contributor.authorBUARQUE, Diogo C.
dc.contributor.authorVIERO, Ana Claudia
dc.contributor.authorMERTEN, Gustavo H.
dc.contributor.authorCASSOL, Elemar A.
dc.contributor.authorMINELLA, Jean P. G.
dc.date.accessioned2013-12-19T16:32:48Z
dc.date.available2013-12-19T16:32:48Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Flávio P. de; BUARQUE, Diogo C.; VIERO, Ana Claudia; MERTEN, Gustavo H.; CASSOL, Elemar A.; MINELLA, Jean P. G. Fatores relacionados à suscetibilidade da erosão em entressulcos sob condições de uso e manejo do sol. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, PB, v.16, n.4, p.337–346, 2012.
dc.identifier.issn18071929
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/622
dc.description.abstractNeste trabalho foram avaliados fatores relacionados com a suscetibilidade a erosão em entressulcos de um Neossolo Litólico submetido a diferentes intensidades de uso e manejo do solo. O experimento foi realizado em condições de laboratório, utilizando-se amostras deformadas de solo colocadas em parcelas experimentais (0,23 m2) e declividade de 0,09 m m-1. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em que foram aplicadas chuvas simuladas com intensidade de 100 mm h-1 para os seguintes tratamentos: (I) solo cultivado com fumo sob preparo convencional (PC); (II) solo cultivado com fumo sob plantio direto (PD) e (III) solo sob mata nativa (MN). Para avaliar a suscetibilidade a erosão em entressulcos utilizaram-se índices referentes à relação energia cinética total (chuva e escoamento) sobre perda de solo, taxa média de desagregação e índice de estabilidade de agregados, cujos resultados mostraram que os|fatores relacionados com a suscetibilidade a erosão em entressulcos estão associados não apenas com características e propriedades que conferem coesividade ao solo, mas, também, com condicionantes que afetam a hidráulica do escoamento e, consequentemente, a fase de transporte dos sedimentos
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUAEA; UFCGpt_BR
dc.subjectMEIO AMBIENTE
dc.subjectEROSÃO DO SOLO
dc.subjectPROCESSOS EROSIVOS
dc.titleFatores relacionados à suscetibilidade da erosão em entressulcos sob condições de uso e manejo do sol
dc.typeArticlept_BR
dc.localCampina Grande, PB
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Art_Fatores_Viero.pdf
  Restricted Access
producao cientifica554,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.