Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/657
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMONTEIRO, Adson Brito
dc.contributor.authorBARBOSA, Dayse L.
dc.contributor.authorCABRAL, Jaime Joaquim S. P.
dc.contributor.authorTORRES FILHO, Clenio de Oliveira
dc.date.accessioned2013-12-19T16:34:23Z
dc.date.available2013-12-19T16:34:23Z
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationMONTEIRO, Adson Brito et al. Hidroquímica do Aqüífero Barreiras no bairro de Jordão, Recife, Pernambuco. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGUAS SUBTERRANEAS, 13, 19 - 20 out. 2004, Cuiabá. Anais. Cuiabá: ABAS, 2004.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/657
dc.description.abstractO Aqüífero Barreiras localizado no Bairro do Jordão constitui um dos principais mananciais da região sul do Recife. Suas águas vêm sendo usadas principalmente para abastecimento humano, industrial e hospitalar nos bairros próximos, além de suprir a própria população do bairro. O objetivo principal deste trabalho foi à caracterização hidroquímica das águas deste aqüífero quanto ao íon dominante, parâmetros físicos e quanto ao uso. O aqüífero Barreiras é um aqüífero livre, na região do Jordão está inserido na Bacia Vulcano-Sedimentar do Cabo, encontra-se sobreposto ao Aqüífero Algodoais (confinado). A caracterização hidroquímica do Aqüífero Barreiras foi feita utilizando resultados das análises físico-química das águas de mais de 50 poços cadastrados e outorgados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente – SECTMA de Pernambuco. Foi efetuado um balanço químico entre cátions e ânions, uma análise de consistência dos dados e realizado um estudo estatístico dos parâmetros físico-químicos. Os resultados mostram que do ponto de vista físico-químico as águas do Barreiras na região são adequadas para consumo humano desde que sejam observados os parâmetros bacteriológicos, adequadas para consumo animal, para irrigação e para industrias que não sejam muito exigentes em termos de limite máximo de ferro e de faixa admissível de pH
dc.languagept_BR
dc.subjectAQUÍFERO BARREIRAS
dc.subjectHIDROQUÍMICA
dc.subjectQUALIDADE DA ÁGUA
dc.subjectBRASIL
dc.subjectPERNAMBUCO
dc.titleHidroquímica do Aqüífero Barreiras no bairro de Jordão, Recife, Pernambuco
dc.typeWorking Paperpt_BR
dc.localCuiabá
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hidroquimica_adson.pdfproducao cientifica334,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.