Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/971
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Mickaelon Belchior
dc.contributor.authorMOURÃO, Maria Antonieta Alcântara
dc.date.accessioned2013-12-19T16:34:59Z
dc.date.available2013-12-19T16:34:59Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Mickaelon Belchior; MOURÃO, Maria Antonieta Alcântara. Panorama da implantação da rede nacional de monitoramento integrado das águas subterrâneas no Estado do Piauí - Brasil: Aquíferos Serra Grande e Cabeças (2009-2010). In: Anais, @NUMERO EVENTO., 2011, Salta, ARG. @TITULO PUBLICACAO. Salta, ARG: @EDITORA, oct. 2011. .
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/971
dc.description.abstractO Serviço Geológico do Brasil – CPRM/ SGB desde o ano de 2009 está implantando a Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (RIMAS), que tem o objetivo de monitorar os níveis estáticos e a qualidade das águas subterrâneas em todo o território do Brasil. No estado do Piauí, o monitoramento foi direcionado inicialmente, para os aquíferos Serra Grande e Cabeças. Com uma população de aproximadamente 3,1 milhões de habitantes, o estado do Piauí possui 85% de sua área inserida no contexto de rochas sedimentares, onde o suprimento hídrico é feito através de poços que abastecem parcialmente ou por completo as necessidades hídricas da população. Foram perfurados no ano de 2010 seis (06) poços na zona de recarga do aquífero Serra Grande, e no aquífero Cabeças foram locados 9 (nove) poços para perfuração no ano de 2011. As informações coletadas no monitoramento serão disponibilizadas para acesso livre através da INTERNET, no pacote de informações do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS). Este Sistema foi desenvolvido pela CPRM/ SGB, para armazenar dados de poços, de tal forma que seja possível o seu manuseio e para a difusão dos dados sobre águas subterrâneas, sendo recomendada pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos, sua utilização pelos órgãos gestores do Brasil. Trata-se de um mecanismo atualizado constantemente, ampliado com informações da Rede de Monitoramento (RIMAS) gerando ferramentas para a gestão dos recursos hídricos no estado do Piauí
dc.languagept_BR
dc.subjectHIDROGEOLOGIA
dc.subjectRECURSOS HÍDRICOS
dc.subjectÁGUA SUBTERRÂNEA
dc.subjectGESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
dc.subjectAQUÍFERO SERRA GRANDE
dc.subjectAQUÍFERO CABEÇAS
dc.subjectBRASIL
dc.subjectPIAUÍ
dc.titlePanorama da implantação da rede nacional de monitoramento integrado das águas subterrâneas no Estado do Piauí - Brasil: Aquíferos Serra Grande e Cabeças (2009-2010)
dc.typeWorking Paperpt_BR
dc.localSalta, AR
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evento_Vasconcelos_Panorama.pdfproducao cientifica419,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.