Ajuda Rigeo

Índice da Ajuda:

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O Repositório Institucional de Geociências - Rigeo reúne, preserva e divulga documentos digitais, refletindo a produção científica e institucional da CPRM. Aqui é possível encontrar artigos de periódicos, capítulos de livro, teses, dissertações, trabalhos apresentados em eventos científicos e de conclusão de curso, relatórios técnicos, cartilhas, entre outros documentos em formatos digitais.

O conteúdo está organizado em torno de duas Comunidades. Dentro de cada Comunidade há diversas coleções. Dentro de cada coleção pode haver um número ilimitado de itens.


NAVEGAR topo
A Navegação permite que você navegue por uma lista de itens em uma ordem específica:

Navegar por Comunidade/Coleção permite que você navegue nas Comunidades em ordem alfabética e visualize as Subcomunidades e Coleções dentro de cada Comunidade.

Navegar por Título permite que você navegue por uma lista em ordem alfabética de todos os títulos dos itens do repositório.

Navegar por Autor permite que você navegue por uma lista em ordem alfabética de todos os autores dos itens do repositório.

Navegar por Assunto permite que você navegue por uma lista em ordem alfabética de assuntos relacionados aos itens do repositório.

Navergar por Data permite que você navegue por uma lista de itens no repositório em ordem cronológica reversa (mais antigo para o mais atual).

PESQUISAR topo

Busca simples
A(s) palavra(s) digitada(s) na caixa de pesquisa serão pesquisadas em todos os campos - título, autor, assunto, resumo, série, editor - de cada documento existente (Fig.1).


Fig.1

Após utilizar a caixa de pesquisa, o formulário abaixo é apresentado com o resultado da pesquisa. Para refinar a sua pesquisa (busca avançada) em determinada comunidade pressione a seta do lado esquerdo da caixa “Buscar em” selecione a comunidade e pressione o botão "Ir"(Fig.2).


Fig.2


Caso queira pesquisar em uma determinada coleção desta comunidade pressionar novamente a seta do lado esquerdo da caixa “Buscar em” selecione a coleção e pressione o botão "Ir".

Fig. 3


Em seguida pressione a seta novamente para selecionar a coleção(Fig.3).


Fig.3

 

Palavras vazias - palavras que não são pesquisáveis
O motor de busca ignora determinadas palavras que ocorrem com frequência, mas não acrescentam valor para a pesquisa. Eis alguns exemplos:

Em Inglês: "a", "and" , "are" , "as" , "at" , "be" , "but" , "by" , "for" , "if" , "in" , "into", "is" ,"it" ,"no" , "not" , "of" , "on" , "or" , "such", "the" , "to" , "was"

Em Português: "a", "as, "o", "os", "de", "para", "mas", "por", "para", "se, "em", "até", "e", "no", "na", "num, "numa", "ou", "cada", "um", "uma".

Truncagem
Use um asterisco (*) depois da raiz de uma palavra para obter todas as palavras que começam por essa raiz, por exemplo:

   recuperará selects, selector, selectman, selecting.

Pesquisa por frase
Para pesquisar usando várias palavras, organizadas como frase, coloque aspas (") antes e depois da frase.

Pesquisa por termo exato
Coloque um sinal mais (+) antes de uma palavra, se pretende que ela apareça no resultado da pesquisa. No exemplo seguinte a palavra "training" é opcional, mas a palavra "dog" deve estar no resultado.

Refinar a pesquisa
Coloque um sinal menos (-) antes de um termo se não quer que ele apareça nos resultados de pesquisa, ou você pode usar NOT. Por exemplo, na pesquisa

  or  

você obterá os documentos que contenham a palavra "training", exceto aqueles que tamb&eaccute;m contêm a palavra "cat".

Pesquisa Booleana

Note que eles devem ser utilizados em MAIÚSCULAS!

Podem ser utilizados, para combinar termos, os seguintes operadores booleanos:

AND - para limitar a pesquisa a documentos que contenham todas as palavras ou frases combinadas com este operador. Por exemplo,

irá recuperar todos os documentos que contenham simultaneamente as palavras "cats" e "dogs".

OR - para ampliar pesquisas a documentos que contenham qualquer uma das palavras ou expressões em torno deste operador. Por exemplo,

irá recuperar todos os documentos que contenham simultaneamente as palavras "cats" ou "dogs".

NOT - exclui documentos que contenham a palavra após este operador. Por exemplo,

irá recuperar todos os documentos que contêm a palavra "training" exceto os que contêm também a palavra "cat".

Podem utilizar-se parênteses para construir uma equação de pesquisa (agrupar termos e operadores de pesquisa). Exemplo:


COMUNIDADES topo

O conteúdo do Repositório Rigeo está organizado em comunidades que correspondem a produção científica e institucional da CPRM. Dentro de cada comunidade há diversas coleções. Cada coleção pode conter um número ilimitado de documentos. Esta organização do Repositório Rigeo lhe dá flexibilidade para atender a diferentes necessidades das comunidades.


COLEÇÕES topo

As Comunidades podem manter um número ilimitado de Coleções. As Coleções estão organizadas por tipo de documento. Diferentes Coleções podem ter diferentes políticas e workflows.

Cada Coleção tem sua própria página de entrada, que pode conter informações, notícias e links de acordo com os interesses dos usuários dessa coleção, bem como uma lista das coleções dentro da comunidade.


  topo
Você deve fazer login no repositório ("Entrar") se pretender:

Área Pessoal é uma página pessoal que é mantida por cada membro. Esta página pode conter uma lista de documentos que estão em processo de depósito, ou uma lista de documentos que aguardam revisão e/ou aprovação. Esta página irá também disponibilizar as informações sobre os serviços pessoais oferecidos pelo Repositório, tais como alertas por e-mail ativados por coleção quando novos documentos lhe forem adicionados.


Editar Perfil topo
Esta página permite que você modifique as informações que o repositório tem sobre você. Você deve estar com seu login autenticado para mudar qualquer uma de suas informações pessoais.


SUBMETER topo


Submeter é uma função do RIgeo que possibilita a um usuário adicionar um item ao repositório. O processo de submissão inclui o preenchimento de informações sobre o item em um formulário de entrada de dados e envio do arquivo relativo ao item digital. Cada comunidade tem sua própria política de submissão.

Parando durante o processo de submissão:

Em qualquer parte do processo de submissão, você pode parar e salvar seu progresso para trabalhar nele mais tarde clicando no botão “Cancelar” na parte de baixo da página. Os dados sobre os itens que você já deu entrada serão guardados até que volte a mexer com eles, e você será lembrado sobre submissões pendentes na Área Pessoal da sua conta. Se, de alguma maneira, você acidentalmente pressionar Sair durante o processo de submissão, você pode sempre voltar ao ponto onde parou na Área Pessoal de sua conta. Você pode, também, cancelar sua submissão a qualquer momento.


Escolher Coleção (Fig. 4):
Clique na seta do lado direito da caixa de seleção para ver uma lista de Coleções. Mova seu mouse até a coleção na qual você deseja adicionar seu item e clique com o botão esquerdo do mouse.
Se você não tem permissão para submeter itens à coleção que deseja. por favor entre em contato com o administrador do repositório para mais informações.
Você deve ser autorizado pelo administrador do repositório à submeter itens em uma Coleção. Se você gostaria de adicionar um item ao repositório, mas acredita não existir uma Comunidade apropriada para isso, por favor entre em contato com o administrador do repositório para descobrir como você pode solicitar a criação de uma Comunidade no RIgeo.
Clique no botão “Próximo” para continuar, ou “Cancelar” para parar de submeter e salvar seu progresso ou cancelar sua submissão.


Fig. 4



Barra de Progresso – Botões Ovais no Topo da Página:
No topo das páginas de submissão você verá 7 botões ovais representando cada passo do processo. Ao passar por cada etapa de submissão estes botões ovais irão mudar de cor. Uma vez iniciado o processo de submissão, pode-se clicar nestes botões para pular e voltar etapas do processo. Fazendo isso, você não perderá os dados que porventura tenha adicionado.




SUBMETER: Descrição - Página 1 topo
A informação que você preencher em uma nessas duas páginas formará o registro de metadados que permitirá que outros usuários recuperem seu item através de mecanismos de busca (como Google, Yahoo, etc.). Quanto mais detalhadas as informações prestadas, maiores as chances de seu item ser encontrado e utilizado, então, por favor, reserve seu tempo para preencher o máximo de campos aplicáveis ao item.
Título:
Digite o título pelo qual este item será conhecido de maneira correta e completa. Todos os itens do repositório devem ter um título!



Para adicionar títulos em outros idiomas ou abreviações, selecione “Adicionar mais” (figura acima) e digite o título desejado.

Autores: topo

Pode ser uma pessoa, organização ou serviço responsável pela criação ou contribuição na criação do conteúdo do item. Clicando no botão “Adicionar mais” você pode adicionar quantos autores forem necessários. Exemplos:


Se o autor é uma organização ou serviço, escreva o nome da organização no campo Autor Institucional:


Data de Publicação: topo

Se o seu item foi previamente publicado ou tornado público, entre com a data do evento neste campo. Se você não sabe o mês, deixe o padrão “(Sem mês)”; caso contrário selecione o mês na caixa de seleção. Se você desconhece o dia exato, deixe o campo em branco.


Editora: topo

Entre com o nome da editora deste item.

Tipo:
Selecione o tipo de documento (ou gênero) que mais se adequa a seu item. Para selecionar mais de um valor da lista, você pode ter que apertar e segurar a tecla “Ctrl” ou “Shift”.

Idioma:
Selecione o idioma do conteúdo intelectual (texto) do seu item. Se o padrão “N/A” não é apropriado, clique na seta à direita da caixa de seleção para ver uma lista de idiomas comumente utilizados para publicações, por exemplo:


Se seu item não é um documento textual e idioma não é aplicável na descrição do item, então selecione N/A.
Clique no botão “Próximo” para prosseguir, ou “Cancelar” para parar de submeter e salvar seu progresso ou cancelar sua submissão.

Palavras-chave/Assuntos:
Por favor, entre com a maior quantidade de palavras-chave que sejam apropriadas para descrever este item, do geral para o específico. Quanto maior a quantidade de palavras-chave registradas, maiores as chances de que outros usuários encontrem este item em suas buscas. Use uma caixa de diálogo para cada palavra ou frase do assunto. Você pode abrir mais caixas de diálogo clicando sobre o botão “Adicionar mais”. Exemplos:


Sua comunidade (o Serviço Geológico do Brasil) pode sugerir o uso de vocabulários específicos, taxonomias, ou tesauros. Se este é o caso, selecione, por favor, as palavras que correspondem ao(s) assunto(s) do documento nestas listas. Versões futuras do repositório conterão links para elas.

Série/Número do relatório:
Algumas coleções do repositório terão documentos com séries numeradas, tais quais relatórios técnicos ou livros. Se isto se aplicar a esta coleção, então deve haver um texto padrão no campo “Nome da série, relatório ou número do trabalho” que não deverá mudar, mas você terá que preencher o respectivo número do documento no campo “Número de relatório”. Exemplos:



SUBMETER: Descrição - Página 2 topo

Identificadores:
Se você sabe de algum número único ou código que identifique este item em algum sistema, por favor dê entrada nele neste campo. Clique na flecha à direita da caixa de seleção, e escolha uma das opções da lista que surgirá. As escolhas serão:

ISBN - International Standard Book Number (Número padrão de identificação internacional de livros) - i.e. 978-0-1234-5678
ISSN - International Standard Serial Number (Número padrão de identificação internacional de periódicos) - i.e. 1234-5678
DOI - Digital Object Identifier (Identificador de objetos digitais) - i.e. 10.1000/xyz123
URI - Universal Resource Identifier (Identificador universal de recursos) - i.e. http://www.rigeo.cprm.gov.br
Other - Um identificador único atribuído ao item usando um sistema diferente dos citados acima.


Referência:
Entre com informações sobre como citar este item, tais como autores, título, cidade de publicação, editora e data.
Para artigos de periódico, incluir o título do periódico ou revista, número, volume, data e paginação do artigo.
Para capítulos de livro, incluir o título do livro, lugar de publicação, editora, data e paginação do capítulo.



Resumo
Você pode recortar e colar um resumo existente neste espaço ou digitar você mesmo o resumo. Não há limite de caracteres ou palavras para este resumo. Nós pedimos que se adicione um resumo para a conveniência dos usuários finais e para melhorar as capacidades de busca e recuperação do repositório.

Patrocinador(es):
Se seu item é produto de uma pesquisa patrocinada por algum órgão ou empresa, você pode fornecer informações sobre o(s) patrocinador(es) aqui. Este é um campo de formatação livre onde você pode adicionar qualquer anotação que deseje.

Exemplo:


Notas:
Aqui pode-se entrar com qualquer informação que descreva o item que você está submetendo ou comentários que podem ser do interesse de algum usuário deste item.
Clique no botão “Próximo” para proceder ou “Cancelar” para parar e salvar ou cancelar sua submissão.


SUBMETER: Vocabulário Controlado topo

Um vocabulário controlado é um conjunto de termos que formam um dicionário de descrições de tipos particulares de conteúdos ou assuntos correlatos. Eles são mantidos por uma comissão de especialistas com o objetivo de padronizar o jeito com que materiais similares são categorizados em arquivos e centros de informação.
A categorização precisa de materiais utilizando um vocabulário controlado aumenta a possibilidade dos usuários recuperarem resultados relevantes ao realizarem buscas em arquivos individuais ou múltiplos.
Para entrar com um termo de vocabulário controlado no formulário de submissão de itens, selecione “Categorias de Assunto” abaixo do campo de entrada de dados. Isto abrirá uma janela contendo os vocabulários disponíveis. Você pode filtrar as listas de vocabulário descritas acima de modo a encontrar os termos mais relevantes à sua submissão. Uma vez que tenha encontrado o termo que deseja dar entrada, simplesmente clique nele, que será automaticamente adicionado ao formulário de submissão de itens e fechando a janela que se abriu anteriormente. Você pode adicionar ao formulário tantos termos de categoria de assunto quanto considerar necessário. Use o botão “Adicionar mais” à direita para gerar mais caixas de texto.
Filtrar a lista de categorias removerá quaisquer termos que não correspondam ao que foi filtrado. Os termos que restarem pertencerão a qualquer categoria ou subcategoria que contém o termo filtrado em qualquer parte da hierarquia. Ao expandir cada categoria, pode-se observar quais termos (ou subtermos) se enquadram dentro delas.

SUBMETER: Adicionar um arquivo topo

Existem dois meios de entrar com o nome do arquivo que se deseja adicionar ao item:

  1. Digite a pasta onde se encontra o arquivo em seu computador, bem como o nome deste arquivo, na caixa de texto e então clique em “Próximo” no canto inferior direito da tela.
  2. Clique no botão “Selecione um arquivo...” e uma janela com os arquivos do seu computador se abrirá. Você pode navegar por seus diretórios e pastas até encontrar o arquivo certo para adicionar. Dê um clique duplo sobre o nome do arquivo que você deseja adicionar, e o nome aparecerá na caixa de texto correspondente.

Após colocar o nome correto do arquivo na caixa de texto, selecione o botão “Próximo” para proceder.
Descrição de Arquivo
Se você especificar no início do processo de submissão que há mais de um arquivo a ser adicionado para este item, você verá uma caixa de texto onde se lê “Descrição do Arquivo”. A informação que fornecida por você ajudará usuários a entenderem quê informações estão contidas dentro de cada arquivo, como por exemplo “artigo principal” ou “imagens” ou “programa de computador” ou “conjunto de dados” ou “apresentacao de slides”. Entre com as descrições para cada item, e clique no botão “Próximo” para proceder.


SUBMETER: Formatos de arquivo topo

Para arquivar e dar acesso a um arquivo corretamente, é necessário que se saiba qual o formato deste arquivo, por exemplo “PDF”, “HTML”, ou “Microsoft Word”. Se o sistema não reconhecer automaticamente o formato do arquivo adicionado, você terá que descrevê-lo. Se o formato do arquivo aparecer na lista de formatos conhecidos, clique nele e então clique em “Submeter”. Para ter acesso à lista de formatos conhecidos, clique no botão que contém uma folha de papel “Alterar”, ao lado do nome do formato de arquivo. Se você não encontrar o formato na lista, clique em “Formato desconhecido” e descreva o formato na caixa de texto na parte inferior da página. Certifique-se de fornecer o nome e a versão do aplicativo ou programa utilizado para criar o arquivo, por exemplo “Autodesk AutoCAD R20 para UNIX”.
Para maiores informações sobre formatos de arquivo, veja DSpace Supported Formats.

Arquivo Submetido
Após submeter o arquivo, verifique a informação na tabela de adição de arquivos para ter certeza que está tudo certo. Verifique se o(s) formato(s) do(s) arquivo(s) está(ão) correto(s). Há duas outras maneiras de verificar se seus arquivos foram adicionados corretamente:

Se você só estiver adicionando um arquivo, clique em “Próximo” quando você estiver satisfeito com a adição correta do arquivo.
Se você estiver adicionando mais de um arquivo, clique no botão “Adicionar outro arquivo”. Após ter adicionado todos os arquivos relacionados ao item submetido com sucesso, selecione o botão “Próximo”.

Checagem de erros
O repositório gera um arquivo MD5 de verificação de erros para cada item que ele arquiva. Utiliza-se essa checagem de erros internamente para verificar a integridade dos arquivos com o tempo (a checagem de erros de um arquivo não pode ser modificada). Você pode utilizar a checagem de erros para se certificar de que o arquivo que foi adicionado corresponde ao item que se deseja submeter.
Se você desejar verificar o arquivo usando a checagem de erros, clique no botão “Mostrar checagem de erros no envio do arquivo” na página de Envio de arquivos. Todo o MD5 gerado pelo repositório para cada um dos arquivos, aparecerá do lado direito do nome do respectivo arquivo, em vermelho. Você precisará, então, utilizar um programa do seu computador para gerar seu próprio número MD5 de checagem de erros para estes arquivos, e verificar se ambos os resultados batem. Na maioria dos sistemas baseados em UNIX (incluindo Mac OS X), use md5sum. Por exemplo, digite “md5sum MYFILE” quando estiver na área de trabalho do seu computador para cada arquivo que quiser verificar; o resumo deve aparecer na tela do seu computador. Para máquinas Windows, ferramentas MD5 estão disponíveis gratuitamente: tente md5 (no site http://www.fourmilab.ch/md5/), ou md5sum, disponível no pacote textutils na Cygwin (http://www.cygwin.com/). Todos esses programas devem ser rodados usando uma linhas de comando (para o Prompt de comando, digite cmd na busca de programas do Windows), ou terminal, janela. O texto completo que aparecerá quando você rodar a ferramento MD5 na cópia local do arquivo que você está enviando deve ser exatamente igual ao que aparece no repositório.


SUBMETER: Verificar Submissão topo

Esta página permite que você revise a informação que você utilizou para descrever o item. Para corrigir ou editar informação, clique no botão correspondente “Correção de um campo” à direita ou use os botões azuis na barra de progresso, no topo da página para ir até as páginas de submissão. Quando você achar que a submissão de seu item está satisfatória, clique no botão “Próximo” para continuar.
Clique no botão “Cancelar/Salvar” para parar e salvar seus dados, ou cancelar sua submissão.

SUBMETER: Licença topo

O depósito de documentos exige a concordância com a licença de distribuição não exclusiva antes da liberação para a publicação no repositório. Por favor, leia a licença com atenção. Se você tiver quaisquer dúvidas, favor contatar o Administrador do repositório.

SUBMETER: Submissão completa topo

Agora que a submissão de seu item no repositório foi realizada com sucesso, ela passará pelo fluxo de trabalho designado para a coleção à qual o item foi submetido. Algumas coleções requerem que a submissão passe por processos de edição ou revisão, enquanto outras podem aceitar o item submetido imediatamente. Você receberá uma notificação de e-mail assim que seu item for aceito a fazer parte da coleção, ou se, por algum motivo houver um problema com a sua submissão. Se você tiver alguma dúvida sobre os procedimentos de fluxo de trabalho para uma coleção em particular, por favor contate diretamente o Administrador do repositório. Você pode verificar o status da submissão de seu item indo na sua página “Área Pessoal”.


HANDLES topo

Quando o seu item passar a integrar o RIgeo ele terá um URL (link) persistente, ou permanente. Isso significa que, diferentemente da maioria das URLs, este identificador não terá que ser modificado se o sistema for migrado para um novo hardware, ou quando atualizações forem feitas no sistema. O repositório está comprometido com a manutenção da integridade deste identificador para que você possa utilizá-lo com segurança para referenciar seu item em citações bibliográficas de periódicos científicos ou outras comunicações e documentos. Nossas URLs persistentes são registradas no Sistema Handle, um sistema compreensivo para atribuir, gerenciar, e decifrar identificadores persistentes, conhecidos como “handles”, para objetos digitais e outros recursos na Internet. O Sistema Handle é administrado pela Corporation for National Research Initiatives (CNRI) (Sociedade para Iniciativas de Pesquisa Nacionais), que assume, abriga, e promove pesquisas de interesse público.



ÁREA PESSOAL topo

Se você é um depositante ou supervisor autorizado no repositório, ou se você é um dos membros da equipe responsável por coleções ou manutenção de metadados do repositório, você terá uma página “Área Pessoal”. Aqui você encontrará;



EDITAR PERFIL topo

Esta página permite que você modifique as informações que o repositório tem sobre você. Você deve estar com seu login autenticado para mudar qualquer uma de suas informações pessoais.


INSCRIÇÕES PARA ALERTAS DE E-MAIL topo

Os usuários do repositório podem se inscrever para receber alertas diários de e-mail sobre novos itens adicionados às coleções. Os usuários podem se inscrever para receber alertas de quantas coleções desejarem. Para se inscrever:


PARA OBTER MAIS AJUDA topo

Para ajuda com a utilização do repositório e questões relacionadas à sua Área Pessoal, por favor contate o Administrador do repositório.
Para informações gerais e novidades sobre o DSpace, visite o website do DSpace.


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