Ajuda Rigeo

Índice da Ajuda:

Buscar
Pesquisa
Pesquisa avançada
Pesquisa por Categoria de Asunto
Comunidades
Coleções
Entrar/Registrar no Rigeo

O Repositório Institucional de Geociências - Rigeo reúne, preserva e divulga documentos digitais, refletindo a produção científica e institucional da CPRM. Aqui é possível encontrar artigos de periódicos, capítulos de livro, teses, dissertações, trabalhos apresentados em eventos científicos e de conclusão de curso, relatórios técnicos, cartilhas, entre outros documentos em formatos digitais.

O conteúdo está organizado em torno de duas Comunidades. Dentro de cada Comunidade há diversas coleções. Dentro de cada coleção pode haver um número ilimitado de itens.


BUSCAR topo

Buscar: permite-lhe iniciar a sua pesquisa por:

Buscar por Comunidades/Coleções:: através das comunidades, por ordem alfabética permite ver as coleções dentro de cada comunidade.

Busca por Títulos: através de uma lista alfabética de todos os títulos dos documentos no Repositório..

Busca por Autores: através de uma lista alfabética de todos os autores de documentos no Repositório.

Busca por Assuntos: através de uma lista alfabética de temas atribuídos a documentos no Repositório.

Busca por Data do documento: através de uma lista de todos os documentos no Repositório, por ordem cronológica inversa.

Você deverá registrar-se no sistema ("Entrar") se pretender:

Submeter é a função que permite aos depositantes registrados depositar um documento no Repositório. O processo inclui o preenchimento de informações sobre o documento num formulário de metadados e o depósito do documento digital. Cada comunidade estabelece a sua própria política de aceitação de documentos.

Área Pessoal é uma página pessoal que é mantida por cada membro. Esta página pode conter uma lista de documentos que estão em processo de depósito, ou uma lista de documentos que aguardam revisão e/ou aprovação. Esta página irá também disponibilizar as informações sobre os serviços pessoais oferecidos pelo Repositório, tais como alertas por e-mail ativados por coleção quando novos documentos lhe forem adicionados.

Editar Perfil permite a alteração dos dados pessoais e senha.

Ajuda é o texto que você lê neste momento.

DSpace software informa sobre o projeto Duraspace sobre seu desenvolvimento.


PESQUISAR topo

Para pesquisar em TODO o Repositório, utilize a caixa de pesquisa no meio da página inicial

Para limitar a pesquisa a uma determinada comunidade ou coleção, entre nessa comunidade/coleção e utilize a barra de pesquisa nessa página.

Busca simples
A(s) palavra(s) digitada(s) na caixa de pesquisa serão pesquisadas em todos os campos - título, autor, assunto, resumo, série, editor - de cada documento existente.

Se a sua instalação do DSpace tiver sido configurada para pesquisa em texto integral, também será pesquisado o texto integral de todos os documentos depositados. Para maiores infromações sobre a busca em texto integral, por favor mantenha contato com Administrador do Repositório.

Palavras vazias - palavras que não são pesquisáveis
O motor de busca ignora determinadas palavras que ocorrem com frequência, mas não acrescentam valor para a pesquisa. Eis alguns exemplos:

Em Inglês: "a", "and" , "are" , "as" , "at" , "be" , "but" , "by" , "for" , "if" , "in" , "into", "is" ,"it" ,"no" , "not" , "of" , "on" , "or" , "such", "the" , "to" , "was"

Em Português: "a", "as, "o", "os", "de", "para", "mas", "por", "para", "se, "em", "até", "e", "no", "na", "num, "numa", "ou", "cada", "um", "uma".

Truncagem
Use um asterisco (*) depois da raiz de uma palavra para obter todas as palavras que começam por essa raiz, por exemplo:

   recuperará selects, selector, selectman, selecting.

Pesquisa por frase
Para pesquisar usando várias palavras, organizadas como frase, coloque aspas (") antes e depois da frase.

Pesquisa por termo exato
Coloque um sinal mais (+) antes de uma palavra, se pretende que ela apareça no resultado da pesquisa. No exemplo seguinte a palavra "training" é opcional, mas a palavra "dog" deve estar no resultado.

Refinar a pesquisa
Coloque um sinal menos (-) antes de um termo se não quer que ele apareça nos resultados de pesquisa, ou você pode usar NOT. Por exemplo, na pesquisa

  or  

você obterá os documentos que contenham a palavra "training", exceto aqueles que tamb&eaccute;m contêm a palavra "cat".

Pesquisa Booleana

Note que eles devem ser utilizados em MAIÚSCULAS!

Podem ser utilizados, para combinar termos, os seguintes operadores booleanos:

AND - para limitar a pesquisa a documentos que contenham todas as palavras ou frases combinadas com este operador. Por exemplo,

irá recuperar todos os documentos que contenham simultaneamente as palavras "cats" e "dogs".

OR - para ampliar pesquisas a documentos que contenham qualquer uma das palavras ou expressões em torno deste operador. Por exemplo,

irá recuperar todos os documentos que contenham simultaneamente as palavras "cats" ou "dogs".

NOT - exclui documentos que contenham a palavra após este operador. Por exemplo,

irá recuperar todos os documentos que contêm a palavra "training" exceto os que contêm também a palavra "cat".

Podem utilizar-se parênteses para construir uma equação de pesquisa (agrupar termos e operadores de pesquisa). Exemplo:


PESQUISA AVANÇADA topo

A página de pesquisa avançada permite especificar os campos que deseja pesquisar e combinar esses termos com os operadores Booleanos "and", "or" ou "not".

Pode limitar a pesquisa a uma comunidade, selecionando-a na caixa "Busca avançada". Se quiser que sua pesquisa abranja TODO o Repositório, deixe o valor que aparece por padrão.

Em seguida, selecione o tipo de pesquisa na coluna da esquerda, digite a palavra ou frase que deseja pesquisar no campo "Busca avançada" e selecione o operador booleano na caixa correspondente.

Nota: Deve utilizar as caixas de entrada por ordem. Se deixar a primeira em branco, a pesquisa não irá funcionar.


PESQUISA POR ASSUNTO topo

Um vocabulário controlado é um conjunto de termos que formam um dicionário de descritores de conteúdo ou assunto. São mantidos por organismos de normalizaç, que garantem a uniformidade de classificação dos documentos nos repositórios. Constituem ajuda à pesquisa, aumentando a probabilidade de recuperar documentos relevantes para o utilizador.

Filtrar a lista de assuntos irá remover dos resultados da pesquisa os documentos que não coincidem com o filtro usado. Os restantes são qualquer categoria ou sub-categoria onde se inclui o filtro em qualquer lugar na hierarquia.

 

COMUNIDADES topo

O conteúdo do Repositório Rigeo está organizado em comunidades que correspondem a produção científica e institucional da CPRM. Dentro de cada comunidade há diversas coleções. Cada coleção pode conter um número ilimitado de documentos. Esta organização do Repositório Rigeo lhe dá flexibilidade para atender a diferentes necessidades das comunidades, permitindo-lhes:

Cada comunidade tem sua própria página de entrada, que pode conter informações, notícias e links de acordo com os interesses dessa comunidade, bem como uma lista das coleções dentro da comunidade.


COLEÇÕES topo

As Comunidades podem manter um número ilimitado de Coleções. As Coleções estão organizadas por tipo de documento. Diferentes Coleções podem ter diferentes políticas e workflows.

Cada Coleção tem sua própria página de entrada, que pode conter informações, notícias e links de acordo com os interesses dos usuários dessa coleção, bem como uma lista das coleções dentro da comunidade.


ENTRAR/REGISTRAR-SE NO REPOSITÓRIO topo

Quando se entra em uma área do Repositório que requer autorização, o sistema irá pedir-lhe para fazer login. Todos os usuários podem registrar-se para se tornarem subscritores. Algumas funções, como é o caso do depósito de documentos, são restritas e requerem autorização da comunidade. Antes de efetuar login pela primeira vez, será necessário clicar no botão "Editar Conta " e seguir as instruções.

Depois disso, será necessário digitar o seu endereço completo de e-mail (institucional) e a respectiva senha no formulário que aparece. O endereço de e-mail deve incluir o seu nome de usuário e o nome do domínio institucional. Não é sensível a letras maiúsculas ou minúsculas.

Exemplo: nome.sobrenome@cprm.gov.br

Não se esqueça que sua senha é sensível a letras maiúsculas e minúsculas. Clique em "Entrar" para continuar.