Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1053
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorWESCHENFELDER, Adriana Burin
dc.contributor.authorPICKBRENNER, Karine
dc.contributor.authorPINTO, Eber José de Andrade
dc.date.accessioned2013-12-19T16:35:08Z
dc.date.available2013-12-19T16:35:08Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationWESCHENFELDER Adriana Burin; PICKBRENNER, Karine; PINTO, Eber José de Andrade. Análise da frequência de ocorrência e a classificaçãodas precipitações diárias máximas anuais na região da Laguna dos Patos (sub-bacia 87). In: Anais, @NUMERO EVENTO., 2011, Maceió. @TITULO PUBLICACAO. Maceió: @EDITORA, 2011. .
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1053
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados da análise de freqüência de ocorrência de precipitações diárias máximas anuais na sub-bacia 87, situada em uma zona climática sub-tropical na região Sul do Brasil com área aproximada de 58.416km2. A análise de freqüência foi realizada aplicando a metodologia de regionalização Index Flood, baseada no uso dos momentos-L e as estatísticas definidas por Hosking e Wallis (1997). Foram utilizadas 71 séries de precipitações máximas diárias referentes ao ano civil, variando de 21 a 78 anos de observações. A sub-bacia estudada foi dividida em 5 regiões homogêneas onde foram ajustadas as distribuições Generalizada Normal, Logística Generalizada e Pearson tipo III. Os resultados permitiram o traçado de isolinhas de precipitações máximas diárias referentes ao ano civil para diversos períodos de retorno e a elaboração de mapas com as probabilidades de ocorrência de precipitações superiores ou iguais a determinados valores. Também se adaptou o Standardized Precipitation Index, ou Índice de Precipitação Padronizada, ou SPI (McKee, 1993), para permitir a classificação das precipitações diárias máximas anuais nas classes de Chuva fraca (CF), Chuva Leve (CL), Chuva Moderada (CM), Chuva Severa (CS) e Chuva Extrema (CE)
dc.languagept_BR
dc.subjectHIDROLOGIA
dc.subjectRECURSOS HÍDRICOS
dc.subjectCONGRESSOS
dc.subjectBRASIL
dc.subjectRIO GRANDE DO SUL
dc.titleAnálise da frequência de ocorrência e a classificaçãodas precipitações diárias máximas anuais na região da Laguna dos Patos (sub-bacia 87)
dc.typeWorking Paperpt_BR
dc.localMaceió
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evento_Analise_Weschenfelder.pdfproducao cientifica853,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.