Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/407
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOrientador: Márcio Peixoto de Sequeira Santos
dc.contributor.authorMACIEL, Jussara Socorro Cury
dc.date.accessioned2013-12-10T19:02:18Z
dc.date.available2013-12-10T19:02:18Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationMACIEL, Jussara Socorro Cury. Estudo de viabiblidade ambiental de estradas vicinais no Amazonas. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Instituto Alberto Luiz Coimbra, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/407
dc.descriptionTese Doutorado em Engenharia de Transportes
dc.description.abstractEste trabalho identificou as especificidades das estradas vicinais do estado do Amazonas. Muitos estudos questionam a implantação de estradas vicinais, principalmente quando tais estradas são estabelecidas na Amazônia. É fato que as estradas vicinais não oficiais construídas por madeireiras e pecuaristas contribuíram para o aceleramento do desmatamento e da comercialização ilegal de madeira. Dentre os aspectos positivos das estradas vicinais está o atendimento às demandas locais e baixo custo de construção, transporte barato para os mercados agrícolas, além do acesso às facilidades de educação, saúde e maior variedade de bens de consumo. O questionamento ambiental quanto à implantação de estradas está relacionado ao direcionamento dado às políticas de desenvolvimento e integração da Amazônia. Inseridas num sistema intensivo, as estradas vicinais representam um importante meio de ligação entre as áreas rurais e urbanas, proporcionando o escoamento e comercialização da produção, além do acesso aos serviços de educação, de saúde e de lazer disponíveis nas cidades para os habitantes do interior. A metodologia utilizada é baseada nos dados coletados das vicinais estudadas, aplicados no mapa de sistemas dinâmicos, com o fluxo baseado nos aspectos positivos e negativos, que resulta na viabilidade das estradas vicinais. Os resultados revelam que as estradas vicinais no Amazonas diferem em função do número de famílias, acessibilidade, benefícios gerados pelas políticas públicas, produção agrícola, investimentos, desmatamento, interferência ao ambiente, exploração dos recursos naturais e emissão de poluentes, tais fatores, representados em pesos, dispostos no fluxo dinâmico são responsáveis por esta análise da viabilidade ambiental das estradas vicinais
dc.languagept_BR
dc.subjectENGENHARIA DE TRANSPORTES
dc.subjectBRASIL
dc.subjectAMAZONAS
dc.titleEstudo de viabiblidade ambiental de estradas vicinais no Amazonas
dc.typeThesis-
dc.localRio de Janeiro
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_jussara_maciel.pdfproducao cientifica7,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.