Please use this identifier to cite or link to this item: https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/1148
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMAIA, Aerton Zamboni
dc.contributor.authorSILVA, José Carlos
dc.date.accessioned2013-12-19T16:35:18Z
dc.date.available2013-12-19T16:35:18Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationMAIA, Aerton Zamboni; SILVA, José Carlos. Proposta de desenvolvimeno tecnológico das barragens subterrâneas do riacho São Domingos, no semiárido cristalino: paradigma de explotação sustentável em aquíferos aluviais do Nordeste brasileiro. In: Resumos Expandidos, @NUMERO EVENTO., 2012, Bonito, MS. @TITULO PUBLICACAO. Bonito, MS: @EDITORA, out. 2012. ,p. 1-4.
dc.identifier.urihttps://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/1148
dc.description.abstractAs barragens subterrâneas são estruturas artificiais que interceptam ou bloqueiam o fluxo das águas subterrâneas e permite o armazenamento de água no subsolo. São utilizadas em regiões áridas, semiáridas e ilhas com escassez de água em diversas regiões do mundo. São construídas em drenagens ou vales caracterizados por depósitos aluviais, em rochas sedimentares ou muito fraturadas. No Brasil, as barragens subterrâneas são construídas notadamente, nos depósitos aluviais situados ao longo de rios e riachos, de bacias hidrográficas localizadas nas zonas de rochas cristalinas, da região do semiárido do nordeste brasileiro, no denominado polígono das secas. As barragens subterrâneas, suas potencialidades e disponibilidades hídricas são influenciadas e refletem no ambiente segundo as condições hidrológicas, hidrogeológicas, potamográficas, geomorfológicas, ambientais e antropológicas, no domínio da bacia hidrográfica e além dela. A implantação e a exploração sustentável de barragens de subterrâneas pressupõem, portanto o conhecimento de parâmetros das condições acima citadas, o emprego de técnicas consagradas e inovadoras, que maximizem os efeitos benéficos e mitiguem os impactos danosos ao homem e ao meio ambiente.
dc.language1|1
dc.subjectHIDROMORFOGEOLOGIA
dc.subjectBARRAGENS SUBTERRÂNEAS
dc.subjectDEPÓSITOS ALUVIAIS
dc.subjectGESTÃO AMBIENTAL
dc.subjectPROALUV
dc.subjectCONGRESSOS
dc.titleProposta de desenvolvimeno tecnológico das barragens subterrâneas do riacho São Domingos, no semiárido cristalino: paradigma de explotação sustentável em aquíferos aluviais do Nordeste brasileiro
dc.localBonito, MS
Appears in Collections:Trabalhos Apresentados em Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Evento_Propost_Maia.pdfproducao cientifica59,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.