Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/224
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKUNZLER, Julio César Sebastiani
dc.date.accessioned2013-12-10T19:01:56Z
dc.date.available2013-12-10T19:01:56Z
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationKUNZLER, Julio César Sebastiani. Estimativa da recarga da bacia sedimentar do rio do Peixe através da modelagem matemática do fluxo subterrâneo. , 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental)-Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2007.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/224
dc.descriptionDissertação Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado com o intuito de se estimar a recarga anual à bacia sedimentar do rio do Peixe, no estado da Paraíba,e também o comportamento da bacia frente à cenários de explotação. Para a elaboração do estudo foi utilizado como ferramenta o software MODFLOW para a simulação do sistema aqüífero. Os dados de campo, utilizados aqui foram coletados pela equipe formada por CPRM-UFCG, em um total de 7 campanhas, realizadas na bacia ao longo|de dois anos. O software citado, através do pacote PEST, foi utilizado na calibração das condutividades hidráulicas, em regime estacionário e do coeficiente de armazenamento, em regime transitório e durante a estação seca na bacia, uma vez que não havia dados de testes de bombeamento no local de estudo, e por último da recarga do sistema, também em regime|transitório, mas durante a estação chuvosa, na seqüência cronológica de realização. Os valores determinados para a recarga no período entre novembro de 2005 e maio de 2006 e entre novembro 2006 e maio de 2007 e simulações de cenários hipotéticos de bombeamento em 200 poços distribuídos na bacia, durante 180 dias mostram que o sistema|apresenta superávit hídrico, já que o uso das águas subterrâneas na região é bastante restrito,|praticamente se resumindo ao abastecimento de pequenos núcleos de população, geralmente localizados na área rural
dc.languagept_BR
dc.subjectHIDROLOGIA
dc.subjectRECURSOS HÍDRICOS
dc.subjectBRASIL
dc.subjectPARAÍBA
dc.titleEstimativa da recarga da bacia sedimentar do rio do Peixe através da modelagem matemática do fluxo subterrâneo
dc.typeDissertationpt_BR
dc.localCampina Grande-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diss_Julio_kunzler.pdfproducao cientifica1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.