Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/412
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOrientadora: Valéria Centurion Córdoba
dc.contributor.authorCABRAL NETO, Izaac
dc.date.accessioned2013-12-10T19:02:19Z
dc.date.available2013-12-10T19:02:19Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationCABRAL NETO, Izaac. Beachrocks do Rio Grande do Norte: correlação entre od depósitos costeiros e os de zona costa-afora com base na faciologia, petrografia e diagênese. Natal, 2011. Dissertação (Mestrado em Geodinâmica)-Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/412
dc.descriptionDissertação Mestrado em Geodinâmica
dc.description.abstractBeachrocks são rochas sedimentares formadas pela cimentação de sedimentos praiais por carbonato de cálcio – em especial, calcita e/ou aragonita – em zona de estirâncio. A ocorrência dessas rochas é bastante comum em diversas partes do globo, sobretudo em regiões com latitudes inferiores a 40º. O Rio Grande do Norte possui grande quantidade de beachrocks, os quais afloram tanto em regiões costeiras quanto em zona costa-afora. Os depósitos de beachrocks de zona costeira do referido estado têm sido estudados por diversos autores, os quais abordaram os mais variados temas desde o início do século XX. Por outro lado, os depósitos de zona costa-afora – apesar de terem sido estudados por poucos autores – têm ganhado atenção apenas nos últimos anos. Porém, nenhum trabalho até o presente fez algum tipo de estudo comparativo de cunho geológico entre os corpos de beachrocks presentes em ambas as zonas: costeira e costa-afora. Sendo assim, a presente dissertação teve o intuito de correlacionar os corpos de beachrocks que afloram em zona costeira aos que estão atualmente dispostos em zona costa-afora, próximo a isóbata de 25 m, levando em consideração seus aspectos petrográficos, diagenéticos e sedimentológicos. Para isso, foram percorridos cerca de 260 km de litoral, correspondendo ao trecho entre os municípios de Extremoz e Tibau, em busca de afloramentos de beachrocks. Seções colunares foram confeccionadas e amostras coletadas em estações de amostragem representativas da zona costeira, ao passo que da zona costa-afora apenas seções delgadas foram analisadas
dc.languagept_BR
dc.subjectPETROGRAFIA
dc.subjectFÁCIES
dc.subjectDIAGÊNESE
dc.subjectBRASIL
dc.subjectRIO GRANDE DO NORTE
dc.titleBeachrocks do Rio Grande do Norte
dc.typeDissertationpt_BR
dc.localNatal
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss_Izaac_Cabral_Neto.pdfproducao cientifica11,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.