Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/100
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFARACO, Maria Telma Lins
dc.date.accessioned2013-12-10T17:38:13Z
dc.date.available2013-12-10T17:38:13Z
dc.date.issued1997
dc.identifier.citationFARACO, Maria Telma Lins. Evolução Petroquímico-Metalogenética das rochas e mineralizações associadas a suíte Vila Nova na Serra do Ipitinga (NW do Pará). 1997. Tese (Doutorado em Ciências) - Curso de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica, Universidade Federal do Pará, Belém, 1997.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/100
dc.descriptionTese Doutorado em Ciências
dc.description.abstractA Suíte Vila Nova na Serra do Ipitinga (NW do Pará) consiste em uma sequência de rochas metavulcânicas máficas e ultramáficas, rochas a cordierita-antofilita e a quartzo-clorita, às quais estão sobrepostos metassedimentos químicos (BIFs tipos óxido e silicato) e clásticos. Parte das lavas básicas foi hidrotermalmente alterada em condições similares às de sistemas hidrotermais atuais, ao longo de eixos de expansão oceânicos, formando rochas a quartzo-clorita e mineralizações sulfetadas do tipo vulcanogênico-hidrotermal sindeposicional, constituídas de pirrotita-pirita-calcopirita-esfalerita, com Au e Ag associados, além de traços de galena e molibdenita. As temperaturas de formação dessas rochas, calculadas a partir de cloritas saturadas em Al, variam de 273ºC a 320ºC, com valor médio de 308ºC. Posterior metamorfismo regional até a fácies anfibolito transformou parte das lavas básicas em anfibolitos e parte das rochas a quartzo-clorita em rochas a cordierita-antofilita.Os cálculos geotermométricos para o par cordierita-antofilita, apontam valor médio de 547ºC para formação dessas rochas. As atuais associações mineralógicas das formações ferríferas e dos metassedimentos clásticos foram geradas a partir de reações metamórficas durante esse evento. Todo o pacote vulcano-sedimentar foi deformado de maneira rúptil e dúctil, assumindo a atual configuração estrutural, em faixas alongadas segundo NW-SE, com mergulhos subverticais geralmente para NE e desenvolvendo zonas de cisalhamento O padrão de distribuição de ETR nas BIFs são compatíveis com os das BIFs paleoproterozóicas. Esses fatos são condizentes com as idades de 2,11 Ga(Sm/Nd) e 2,25 Ga (U/Pb) atribuídas ao vulcanismo. inicial em unidades correlatas à Suíte Vila Nova na Guiana Francesa e Guiana. Os dados petrológicos, geoquímicos, metalogenéticos e geocronológicos da Suíte Vila Nova permitem correlaciona-la às sequências metavulcano-sedimentares paleoproterozóicas birrimianas do Cráton Oeste Africano
dc.languagept_BR
dc.subjectGEOQUÍMICA
dc.subjectGREENSTONE BELT
dc.subjectPETROLOGIA
dc.subjectBRASIL
dc.subjectPARÁ
dc.titleEvolução Petroquímico-Metalogenética das rochas e mineralizações associadas a suíte Vila Nova na Serra do Ipitinga (NW do Pará)
dc.typeThesispt_BR
dc.localBelém
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_telma_faraco.pdfproducao cientifica23,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.