Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1015
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVIANA, Érica Cristina Acácio
dc.contributor.authorMARMOS, José Luiz
dc.contributor.authorANDRETTA, Elton Rodrigo
dc.date.accessioned2013-12-19T16:35:04Z
dc.date.available2013-12-19T16:35:04Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationVIANA, Érica Cristina Acácio; MARMOS, José Luiz; ANDRETTA, Elton Rodrigo. Levantamento geoquímico de baixa densidade nas águas superficiais do Baixo Rio Mucajaí (RR). In: Anais, @NUMERO EVENTO., 2011, Gramado, RS. @TITULO PUBLICACAO. Gramado, RS: @EDITORA, out. 2011. .
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1015
dc.description.abstractO Programa de Levantamento Geoquímico Multiuso desenvolvido pela CPRM, tem como objetivo principal caracterizar as paisagens geoquímicas em todo o território nacional através de amostragem de|solo; águas de abastecimento em sedes municipais e de águas superficiais e sedimentos de fundo de drenagem nas principais bacias hidrográficas em cada Estado. O presente trabalho refere-se à amostragem de águas superficiais realizada em drenagens que compõe a bacia do baixo rio Mucajaí, Estado de Roraima. As amostras foram analisadas para 27 cátions por ICP-AES e 7 ânions por cromatografia, além dos parâmetros físico-químicos medidos in loco que indicam a predominância de pH ácido na bacia. Os cátions apresentam a seguinte relação de abundância, em termos de valores médios: Na>Ca>K>Mg>Fe, os quais concentram-se sobretudo na porção NW da bacia. Em relação aos ânions, o bicarbonato é em média o mais abundante, seguido pelo sulfato e cloreto. As águas superficiais da região são, em sua maioria, bicarbonatadas sódicas, não sendo possível fazer uma distinção por litologia drenada
dc.languagept_BR
dc.subjectGEOQUÍMICA
dc.subjectLEVANTAMENTO GEOQUÍMICO MULTIUSO
dc.subjectÁGUAS SUPERFICIAIS
dc.subjectRIO MACAJAÍ
dc.subjectBRASIL
dc.subjectRORAIMA
dc.titleLevantamento geoquímico de baixa densidade nas águas superficiais do Baixo Rio Mucajaí (RR)
dc.typeWorking Paperpt_BR
dc.localGramado, RS
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evento_CGQ03T34.pdfproducao cientifica353,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.