Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1021
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTEIXEIRA, Élida Maria Giannine Posidente
dc.contributor.authorDUARTE, Maria Alice Ibañez
dc.date.accessioned2013-12-19T16:35:04Z
dc.date.available2013-12-19T16:35:04Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Élida Maria Giannine Posidente; DUARTE, Maria Alice Ibañez. Acreditação do laboratório de analises minerais Lamin-CPRM/SGB: estudo de caso – análise de águas minerais. In: Anais, @NUMERO EVENTO., 2011, Gramado, RS. @TITULO PUBLICACAO. Gramado, RS: @EDITORA, out. 2011. .
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1021
dc.description.abstractO Laboratório de Análises Minerais (LAMIN) pertencente à CPRM – Serviço Geológico do Brasil – CPRM/SGB, tem, entre suas atribuições, a designação pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para realizar os estudos “in loco” nas fontes hidrominerais, assim como efetuar as análises químicas, físico-químicas e bacteriológicas para a caracterização de uma água como mineral e classificá-la de acordo com sua composição. O processo de acreditação do LAMIN foi possibilitado através do apoio financeiro da FINEP, Projeto FINEP/TIBCPRM (Tecnologia Industrial Básica). Com recursos deste projeto, além da aquisição de equipamentos, foi implantado o Sistema de Gestão da Qualidade que culminou na Acreditação do LAMIN, pelo INMETRO, segundo a na norma ABNT NBR ISO IEC 17025:2005 – requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração. Este trabalho apresenta a metodologia adotada para a obtenção da acreditação pelo INMETRO, as dificuldades encontradas e as soluções adotadas pelo LAMIN
dc.languagept_BR
dc.subjectGEOQUÍMICA
dc.subjectANÁLISE QUÍMICA
dc.subjectÁGUA MINERAL
dc.subjectANÁLISE MINERAL
dc.subjectQUALIDADE DA ÁGUA
dc.titleAcreditação do laboratório de analises minerais Lamin-CPRM/SGB: estudo de caso – análise de águas minerais
dc.typeWorking Paperpt_BR
dc.localGramado, RS
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evento_CGQ05T04.pdfproducao cientifica157,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.