Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1027
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGRAZZIOTIN, Heitor Flávio
dc.contributor.authorANDRADE, João Batista Freitas de
dc.date.accessioned2013-12-19T16:35:05Z
dc.date.available2013-12-19T16:35:05Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationGRAZZIOTIN, Heitor Flávio; ANDRADE, João Batista Freitas de. Recursos minerais e indicadores metalogenéticos da folha NA.20-X-A-III, Vila de Tepequém. In: Anais, @NUMERO EVENTO., 2011, Gramado, RS. @TITULO PUBLICACAO. Gramado, RS: @EDITORA, out. 2011. .
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1027
dc.description.abstractO Projeto Amajari, mapeamento geológico na escala 1:100.000, gerou indícios e ocorrências de mineralizações; os estudos prospectivos identificaram pintas de ouro em concentrados de bateia (cb) das aluviões, e anomalias geoquímicas de Au, Ag, Sb, Pb, Sb, Se, Th, U e ETRLS: La e Ce. Vinculam-se a uma zona de cisalhameto (ZC) transcorrente direcional, rúptil-dúctil, em rochas graníticas sulfetadas da Suíte Pedra Pintada no centro-leste, subvulcânicas ácidas do Grupo Surumu no centro-sul, e tonalíticas, graníticas/granodioríticas foliadas do Complexo Trairão, no sudoeste da área. A serra Tepequém abriga depósitos neogênicos aluviais e subordinados colúvio-eluviais, oriundos dos níveis conglomeráticos do Membro Cabo Sobral - Formação Tepequém, hoje garimpos exauridos de diamantes e ouro como subproduto no centro da folha. Na porção norte da área, foi definido um alvo de 28 Km ao longo da bacia do Amajari, com minerais indicadores de diamantes e anomalias geoquímicas de Au, Ag, Se e Te. A cartografia geológica e os indícios geofísicos do|Lamprófiro Serra do Cupim, em áreas onde não foram mapeados os conglomerados Cabo Sobral, sugerem uma origem lamproítica para os diamantes. Um garimpo desativado de ametista situa-se no centro leste da folha, em cascalhos aluviais com bed-rock de saprólitos de álcaligranitos fraturados da Suíte Aricamã, em cujas fraturas houve percolações de veios de quartzo com mineralizações de ametista drusiforme. Os testes microtermométricos indicaram uma origem hidrotermal tardia, de baixas temperaturas, colocação rasa ou pegmatítica, a partir de veios intrusivos nos granitos tipo A da|Suíte Aricamã ou em ignimbritos do Grupo Surumu
dc.languagept_BR
dc.subjectMAPEAMENTO GEOLÓGICO
dc.subjectGEOQUÍMICA
dc.subjectMINERALIZAÇÃO
dc.subjectANOMALIAS GEOQUÍMICAS
dc.subjectZONA DE CISALHAMENTO
dc.titleRecursos minerais e indicadores metalogenéticos da folha NA.20-X-A-III, Vila de Tepequém
dc.typeWorking Paperpt_BR
dc.localGramado, RS
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evento_CGQ11T02.pdfproducao cientifica80,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.