Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1124
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVILLAR, Paulo Cesar Carvalho Machado
dc.contributor.authorSILVA, Cristiane Neres
dc.contributor.authorSANTOS, Cristovaldo Bispo dos
dc.date.accessioned2013-12-19T16:35:16Z
dc.date.available2013-12-19T16:35:16Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationVILLAR, Paulo Cesar Carvalho Machado; SILVA, Cristiane Neres; SANTOS, Cristovaldo Bispo dos. Monitoramento das águas subterrâneas (RIMAS)/SGB - CPRM: sistema aquífero Urucuia - oeste do estado Bahia. In: Resumos Expandidos, @NUMERO EVENTO., 2012, Bonito, MS. @TITULO PUBLICACAO. Bonito, MS: @EDITORA, out. 2012. ,p. 1-4.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1124
dc.description.abstractO Serviço Geológico do Brasil-SGB/CPRM, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, em consonância com suas atribuições, propôs e definiu as bases para um programa de implantação de rede de monitoramento integrado das águas subterrâneas, abrangendo os principais aqüíferos do país. A estruturação do programa de monitoramento exige que seja feita uma caracterização hidrogeológica a partir da integração, análise e interpretação de dados existentes. Este trabalho apresenta a integração das informações para o aqüífero Urucuia e constitui o estágio atual de conhecimento de suas características naturais, pressões percebidas e impactos identificados. A rede de monitoramento, de natureza fundamentalmente quantitativa, foi concebida tendo como principal objetivo o conhecimento mais detalhado a respeito dos aqüíferos de modo a propiciar a médio e longo prazo: i) a identificação de impactos às águas subterrâneas em decorrência da explotação ou das formas de uso e ocupação dos terrenos; ii) a estimativa da disponibilidade do recurso hídrico subterrâneo, iii) a avaliação da recarga e o estabelecimento do balanço hídrico; iv) informações do nível d’água, v) determinação de tendências de longo termo tanto como resultado de mudanças nas condições naturais quanto derivadas de atividades antropogênicas, etc
dc.languagept_BR
dc.subjectHIDROGEOLOGIA
dc.subjectAQUÍFEROS
dc.subjectMONITORAMENTO
dc.subjectCONGRESSOS
dc.subjectBRASIL
dc.subjectBAHIA
dc.titleMonitoramento das águas subterrâneas (RIMAS)/SGB - CPRM: sistema aquífero Urucuia - oeste do estado Bahia
dc.typeWorking Paperpt_BR
dc.localBonito, MS
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evento_PAP011694.pdfproducao cientifica480,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.