Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/132
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOELHO, José Mário
dc.date.accessioned2013-12-10T19:01:43Z
dc.date.available2013-12-10T19:01:43Z
dc.date.issued1996
dc.identifier.citationCOELHO, José Mário. A Importância das matérias primas minerais na competitividade do segmento de revestimentos cerâmicos. Campinas, 1996. Dissertação (Mestrado em Geociências)-Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/132
dc.descriptionDissertação Mestrado em Geociências
dc.description.abstractEste trabalho analisa o segmento de revestimentos produzidos pela indústria cerâmica no mundo e a inserção do Brasil nesse mercado, mostrando sua evolução tecnológica, o aumento da produção e as novas qualificações (especificações e controle de qualidade) das matérias-primas minerais. O desenvolvimento da tecnologia de queima rápida proporcionou o crescimento extraordinário do consumo, devido à diminuição dos custos e melhoria da qualidade dos produtos. É apresentada a estrutura do suprimento das principais matérias-primas minerais na fabricação dos revestimentos cerâmicos nos principais países produtores, com destaque especial para a competitividade brasileira desses bens minerais, dos quais são avaliados a qualidade e os preços. Com relação aos produtores de matérias-primas do Brasil os seguintes pontos chamam a atenção: a falta de melhor infra-estrutura, a ausência de formação de mão-de-obra, o acesso limitado ao crédito e à tecnologia para as pequenas e médias empresas; esses são alguns obstáculos sistêmicos identificados. Os mecanismos de comunicação entre todos os membros da cadeia produtiva, visando ao estabelecimento de critérios e necessidades gerais das matérias-primas é apontado como um dos principais entraves estruturais. Com relação aos fatores empresariais constata-se a necessidade de uma urgente reestruturação das empresas de mineração, em particular, das de pequeno e médio porte, visando ao desenvolvimento de processos tecnologicamente avançados e à implantação de programas de qualidade total, para atendimento das novas qualificações exigidas. Existe um enorme espaço ainda a ser ocupado pelo segmento dos revestimentos cerâmicos, tendo em vista o baixo consumo per capita brasileiro e a tendência crescente de aumento das exportações. A indústria mineral brasileira, que atende a esse segmento, deve estar apta para suprir essa demanda, que, dentro do contexto de economia global, exige competitividade ao nível internacional, tanto em relação à qualidade quanto aos preços
dc.languagept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCERÂMICA
dc.subjectTECNOLOGIA MINERAL
dc.subjectMATÉRIAS PRIMAS
dc.subjectECONOMIA MINERAL
dc.subjectREVESTIMENTO
dc.subjectMATÉRIAS PRIMAS
dc.subjectMINERAIS NÃO METÁLICOS
dc.subjectBRASIL
dc.titleA Importância das matérias primas minerais na competitividade do segmento de revestimentos cerâmicos
dc.typeDissertationen
dc.localCampinas
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diss_jose_mario.pdfproducao cientifica4,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.