Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/142
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMACHADO, José Luiz Flores
dc.date.accessioned2013-12-10T19:01:45Z
dc.date.available2013-12-10T19:01:45Z
dc.date.issued2005
dc.identifier.citationMACHADO, José Luiz Flores. Compartimentação espacial e arcabouço hidroestratigráfico do sitema aqüifero Guarani no Rio Grande do Sul. 2005. Tese (Doutorado em Geologia Sedimentar) - Programa de Pós-Graduação em Geologia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos,São Leopoldo, 2005.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/142
dc.descriptionTese Doutorado em Geologia Sedimentar
dc.description.abstractEsta tese trata da influência que os grandes sistemas de falhas no Rio Grande do Sul, produzem na estruturação espacial e hidroestratigráfica do Sistema Aqüífero Guarani SAG). Inicialmente foram apresentados os conceitos relativos a unidades hidroestratigráficas e sistemas aqüíferos, com a posterior determinação da hidroestratigrafia do SAG no Rio Grande do Sul. Foram confeccionadas oito seções geológicas e hidrogeológicas, que permitiram a delimitação de quatro grandes compartimentos estruturais. O Compartimento Leste é delimitado pelo Sistema de Falhas Dorsal de Canguçu (Falha do Leão), e os aqüíferos estão associados com as Formações Botucatu e Pirambóia ou exclusivamente a Formação Botucatu, na porção norte-nordeste do compartimento. O Compartimento Oeste é delimitado pelo Sistema de Falhas Jaguari-Mata e sua hidroestratigrafia é semelhante à da porção uruguaia do SAG, com a ocorrência das Formações Guará e Botucatu, correlacionáveis com a Formação Tacuarembó do Uruguai. O Compartimento Norte-Alto Uruguai pertence à área de influência norte do Sistema de Falhas Terra de Areia-Posadas, estando totalmente confinado pelos derrames da Formação Serra Geral, e o SAG é representado apenas pelas litologias eólicas da Formação Botucatu. O Compartimento Central Missões caracteriza-se principalmente pela presença de aqüíferos associados com as formações triássicas. Após a delimitação dos compartimentos estruturais, eles foram caracterizados quanto à espessura das camadas do SAG, espessura das camadas confinantes, cotas do topo do SAG, direção do fluxo da água e conteúdo iônico STD)
dc.languagept_BR
dc.subjectÁGUA SUBTERRÂNEA
dc.subjectRECURSOS HÍDRICOS
dc.subjectBRASIL
dc.subjectRIO GRANDE DO SUL
dc.titleCompartimentação espacial e arcabouço hidroestratigráfico do sitema aqüifero Guarani no Rio Grande do Sul
dc.typeThesis-
dc.localSão Leopoldo
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_jose_machado.pdfproducao cientifica25,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.