Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/143
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVIDAL, Claudio Luiz Rebello
dc.date.accessioned2013-12-10T19:01:45Z
dc.date.available2013-12-10T19:01:45Z
dc.date.issued2003
dc.identifier.citationVIDAL, Claudio Luiz Rebello. Disponibilidade e gerenciamento sustentável do aqüífero Serra Grande no município de Picos - Piauí. 2003. Tese (Doutorado em Recursos Minerais e Hidrogeologia) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/143
dc.descriptionTese Doutorado em Recursos Minerais e Hidrogeologia
dc.description.abstractEste trabalho objetivou determinar a disponibilidade do aqüífero Serra Grande e estabelecer as diretrizes para o seu gerenciamento sustentável no município de Picos, localizado no sudeste do Estado do Piauí. Principal sistema de água subterrânea da região, este aqüífero é o único com capacidade para atender as demandas futuras da população. Porém, a falta de regras básicas na exploração dos seus recursos poderá comprometer sua sustentabilidade. O desenvolvimento deste estudo teve início com a elaboração do modelo conceitual da área e a análise das condições de uso dos recursos hídricos. Nesta etapa, verificando-se que os conceitos hidrogeológicos vigentes consideravam apenas o limite físico do sistema para definir sua disponibilidade, foi estabelecido um novo princípio para determinação do volume de recursos que pode ser explorado de um aqüífero, denominado de princípio sustentável, tendo como base os fatores econômicos envolvidos na sua exploração. Para determinação da disponibilidade física e econômica do aqüífero Serra Grande, primeiramente, foi estimado o déficit hídrico acumulado desde o início da exploração do sistema, estabelecida sua relação com a posição do nível potenciométrico e calculado o custo atual de produção da água. Em seguida, foram traçados dois cenários futuros para a exploração dos recursos hídricos no município, representando os modelos de gestão da oferta e gestão da demanda, para o período de 15 e 50 anos. Posteriormente, foi construído um modelo matemático para representar o sistema de subsuperfície, no qual foi simulada a evolução futura do nível d’água. Com base nos valores obtidos, foi estimado o volume de água a ser produzido do armazenamento, a quantidade de recursos que deverão ser incorporados ao sistema e o custo futuro de produção. Os resultados mostraram que o aqüífero precisará incorporar um volume significativo de recursos, que talvez não esteja disponível na região estudada, e que a elevação real do custo da água poderá comprometer a capacidade de pagamento da população para dispor destes recursos
dc.languagept_BR
dc.subjectAQUÍFERO
dc.subjectGERENCIAMENTO SUSTENTÁVEL
dc.subjectMODELO MATEMÁTICO
dc.subjectBRASIL
dc.subjectPIAUÍ
dc.titleDisponibilidade e gerenciamento sustentável do aqüífero Serra Grande no município de Picos - Piauí
dc.typeThesis-
dc.localSão Paulo
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_claudio_vidal.pdfproducao cientifica4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.