Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/171
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVILAS BOAS, Cíntia de Lima
dc.date.accessioned2013-12-10T19:01:48Z
dc.date.available2013-12-10T19:01:48Z
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationVILAS BOAS, Cíntia de Lima. Modelo multicritérios de apoio à decisão aplicado ao uso múltiplo de reservatórios: estudo da barragem do Ribeirão João Leite. , 2006. Dissertação (Mestrado em Economia - Gestão Econômica do Meio Ambiente)-Departamento de Economia, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/171
dc.descriptionDissertação Mestrado em Economia - Gestão Econômica do Meio Ambiente
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é desenvolver um modelo de Análise de Decisão para facilitar o processo de escolha de alternativas de políticas, programas e projetos relacionados à gestão de recursos hídricos e, mais especificamente, ao uso múltiplo de reservatórios. Para tanto, é realizado um estudo de caso onde, com a utilização do método Analytic Hierarchy Process (AHP), é desenvolvido um modelo|multicritérios de análise de decisão para auxiliar os tomadores de decisão nas questões inerentes ao uso multipropósito da água. A implantação de reservatórios tem sido utilizada como uma importante|ferramenta no gerenciamento dos recursos hídricos. No entanto, existem muitas dificuldades para avaliar as conseqüências dos seus potenciais usos. Essas dificuldades estão inseridas em contextos decisórios que envolvem vários atores com diferentes percepções, valores, objetivos e relações de poder. Isto torna a escolha de alternativas de políticas, programas e projetos ambientais, um processo de decisão complexo, marcado pelo conflito de interesses. Surge, portanto, a necessidade da aplicação de abordagens que também permitam a agregação de variáveis intangíveis monetariamente e a consulta às populações afetadas. Dentre os métodos multicritérios de análise de decisão disponíveis, optou-se pelo uso do Analytic Hierarchy Process (AHP) para realizar um estudo de caso, tendo como objeto o uso múltiplo do reservatório ribeirão João Leite, em Goiás. Nele foram exploradas as preocupações dos principais atores envolvidos|e efetuou-se a avaliação das opções sob diferentes perspectivas. O modelo desenvolvido provê uma lista ordenada das alternativas de uso múltiplo possíveis de serem implantadas no reservatório. A alternativa de geração de energia hidrelétrica obteve a maior ordem de prioridade. A aplicação do AHP também evidenciou dificuldades com o uso da análise multicritérios. O método exige um grande número de comparações para estabelecer as preferências dos decisores, requer muita habilidade do facilitador para estruturar o modelo e analisar os julgamentos dos decisores e, principalmente, é necessário que os decisores estejam dispostos e comprometidos a participar de todo o processo
dc.languagept_BR
dc.subjectRESERVATÓRIOS
dc.subjectAHP
dc.subjectMÉTODOS
dc.subjectBRASIL
dc.subjectGOIÁS
dc.titleModelo multicritérios de apoio à decisão aplicado ao uso múltiplo de reservatórios
dc.typeDissertationpt_BR
dc.localBrasília-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diss_vilas_boas.pdfproducao cientifica1,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.