Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/216
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMEDEIROS, Adriana Dantas
dc.date.accessioned2013-12-10T19:01:55Z
dc.date.available2013-12-10T19:01:55Z
dc.date.issued2003
dc.identifier.citationMEDEIROS, Adriana Dantas. A influência da maré e da batimetria sobre a intrusão salina no estuário do Rio Itajaí-Açu. , 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica)-Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/216
dc.descriptionDissertação Mestrado em Engenharia Oceânica
dc.description.abstractTrabalhos anteriores sobre o estuário do rio Itajaí-Açu têm destacado a influência da vazão fluvial sobre o alcance da intrusão salina. Apesar do estuário ser classificado como de micro-maré e da relativa importância da vazão fluvial em relação ao prisma de maré, as análises realizadas em 44 perfis longitudinais de salinidade, coletados no estuário nos anos de 1998-1999, sugerem que a maré exerce um importante papel sobre o padrão de estratificação do estuário. Alguns perfis mostram a existência de posições preferenciais da frente da intrusão salina, indicando a influência de feições batimétricas sobre o seu posicionamento. Esta tese tem por objetivos investigar a influência da maré e da batimetria sobre a intrusão salina e o seu deslocamento no estuário do rio Itajaí-Açu. Nesta investigação, foram analisados dados de salinidade e foi utilizado um modelo numérico bidimensional na vertical baroclínico. A maré se mostrou importante como fator de mistura vertical, influenciando o padrão de estratificação, a salinidade média e, por conseguinte o alcance da intrusão salina no estuário, sendo relevantes tanto sua amplitude, maré de sizígia ou quadratura, como o instante de maré considerado (vazante ou enchente). A presença de depressões batimétricas seguidas de soleiras se mostrou importante no deslocamento da intrusão salina, seja retardando-a ou ainda aprisionando-a nas soleiras
dc.languagept_BR
dc.subjectGEOLOGIA MARINHA
dc.subjectRECURSOS NATURAIS
dc.subjectGEOGRAFIA
dc.subjectGEOLOGIA ECONÔMICA
dc.subjectBRASIL
dc.subjectSANTA CATARINA
dc.titleA influência da maré e da batimetria sobre a intrusão salina no estuário do Rio Itajaí-Açu
dc.typeDissertationpt_BR
dc.localRio de Janeiro-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diss_adriana_medeiros.pdfproducao cientifica1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.