Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/220
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTONIOLO, João Angelo
dc.date.accessioned2013-12-10T19:01:55Z
dc.date.available2013-12-10T19:01:55Z
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationTONIOLO, João Angelo. Metalogênese do depósito de Cu Cerro dos Martins, RS. , 2004. Dissertação (Mestrado em Geociências)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/220
dc.descriptionDissertação Mestrado em Geociências
dc.description.abstractEste trabalho revisa a geologia e apresenta dados inéditos do Depósito de Cobre Cerro dos Martins (DCM), incluindo geocronologia Pb-Pb em zircão, inclusões fluidas, isótopos estáveis (C,O e S), composição isotópica do Sr e geoquímica de elementos maiores e traços das rochas vulcânicas encaixantes. O depósito está hospedado na seqüência vulcano-sedimentar do Grupo Bom Jardim, da Bacia do Camaquã, do Neoproterozóico do Escudo Sul Rio-grandense, e possui reservas calculadas de 1.450.000 t, com teor médio de 0,83% Cu. O depósito consiste de um conjunto de veios sulfetados que preenchem fraturas de direção N40º-60ºW em rochas andesíticas e|sedimentares clásticas, com disseminações confinadas em níveis de siltito, arenito, andesito e|conglomerado, da Formação Hilário do Grupo Bom Jardim. Os minerais do minério filoneano são a|calcosina e bornita com calcopirita, pirita, galena e esfalerita subordinadas. Digenita, covelita,|malaquita cuprita e azurita ocorrem como minério secundário em ganga constituída de carbonatos,|quartzo, minerais argilosos, barita e rara hematita. A composição química das vulcânicas (elementos maiores e traços, incluindo ETR)indicam uma afinidade alcalina para o vulcanismo relacionado à Formação Hilário na região do Cerro dos Martins. Um corpo de quartzo-diorito,intrusivo nas rochas vulcânicas e sedimentares, mostrou idade de 550 ±5 Ma (Pb-Pb em zircões)indicando um valor mínimo para a geração do minério do DCM. Esta idade confirma a posição estratigráfica desta rocha na Formação Acampamento Velho e também fornece uma idade mínima|para a deposição da seqüência vulcano-sedimentar encaixante do DCM
dc.languagept_BR
dc.subjectGEOQUÍMICA
dc.subjectMETALOGENIA
dc.subjectPETROGRAFIA
dc.subjectISÓTOPOS
dc.subjectBRASIL
dc.subjectRIO GRANDE DO SUL
dc.titleMetalogênese do depósito de Cu Cerro dos Martins, RS
dc.typeDissertationpt_BR
dc.localPorto Alegre-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diss_toniolo.pdfproducao cientifica2,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.