Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/268
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFALEIROS, Frederico Meira
dc.date.accessioned2013-12-10T19:02:01Z
dc.date.available2013-12-10T19:02:01Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationFALEIROS, Frederico Meira. Evolução de terrenos tectono-metamórficos da Serrania do Ribeira e Planalto Alto Turvo (SP, PR). 2008. Tese (Doutorado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/268
dc.descriptionTese Doutorado em Geoquímica e Geotectônica
dc.description.abstractNumerosos terrenos pré-cambrianos de origem enigmática são individualizados nas regiões do vale e serrania do Rio Ribeira e Planalto Alto Turvo (SP, PR), com base em histórias evolutivas contrastantes e diferentes padrões litotectônicos, metamórficos e estruturais. Esses terrenos suspeitos formam três grandes terrenos compostos justapostos no final do Ciclo Brasiliano: Terreno Apiaí, Terreno Curitiba e Terreno Luís Alves. A evolução geotectônica de uma área que abrange estes três terrenos compostos foi investigada por meio da integração de análises petrológicas, microestruturais e estruturais, apoiadas com trabalhos de mapeamento geológico e compilação e integração de dados geocronológicos disponíveis. Os estudos foram concentrados em unidades geológicas representativas de cada um dos três terrenos compostos....... Os dados convergem para uma evolução geotectônica onde a acresção de diferentes terrenos suspeitos e, em alguns casos, exóticos teria ocorrido em posições diferentes das atualmente observadas, sendo que a justaposição final teria sido controlada por dispersão lateral ao longo das grandes zonas de cisalhamento transcorrentes em períodos tardi-após-metamórficos
dc.languagept_BR
dc.subjectGEOTECTÔNICA
dc.subjectMETAMORFISMO
dc.subjectBRASIL
dc.subjectSÃO PAULO
dc.subjectPARANÁ
dc.titleEvolução de terrenos tectono-metamórficos da Serrania do Ribeira e Planalto Alto Turvo (SP, PR)
dc.typeThesis-
dc.localSão Paulo
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_frederico_faleiros.pdfproducao cientifica26,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.