Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/303
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Cristiane Silva
dc.date.accessioned2013-12-10T19:02:05Z
dc.date.available2013-12-10T19:02:05Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationSOUSA, Cristiane Silva. Petrologia, geologia estrutural e aerogeofísica da porção leste do domínio Bacajá, província Maroni-Itacaiúnas. , 2008. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Petrologia)-Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2008.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/303
dc.descriptionDissertação Mestrado em Geoquímica e Petrologia
dc.description.abstractO Domínio Bacajá está situado na porção centro-leste do Estado do Pará na parte sul da Província Maroni-Itacaiúnas, na qual ocorrem rochas orogenéticas paleoproterozóicas e arqueanas retrabalhadas durante o Ciclo Transamazônico. A área|estudada se localiza no município de Novo Repartimento, a sul da localidade de Maracajá, onde afloram monzogranitos, granodioritos, tonalitos, assim como quartzitos, granulitos e gnaisses. Anfibolitos ocorrem como xenólitos em granitóides. Diques de diabásio afloram localmente.Os dados aerogeofísicos permitiram aprimorar a cartografia da área. As estruturas magnéticas, principalmente das derivadas horizontais (x,y) e vertical (z),evidenciam lineamentos WNW-ESE, coincidente com as estruturas regionais. Os lineamentos de direções NE-SE representam diques máficos. Os canais de K, U, Th, Contagem Total e Ternários (RGB e CMY) permitiram a individualização de dez domínios gamaespectrométricos. Os granitos com biotita e gnaisses têm valores radiométricos altos. Nos locais de leucomonzogranitos e de granitos com hornblenda os valores de radioatividade são moderados a baixos, ao passo que nos quartzitos os valores são moderados a baixos|Quatorze fácies petrográficas são descritas entre os granitóides, podendo traduzir a presença de vários plútons. Estas rochas são metaluminosas, cálcio-alcalinas de médio a alto potássio e se distinguem por altos teores de elementos terras raras leves e concentrações baixas de terras raras pesados. As anomalias negativas de Eu são muito pequenas ou estão ausentes. Os granitóides mostram feições petrográficas,|geoquímicas e estruturais que permitem sugerir um ambiente de arco magmático para a região estudada, com a colocação dos granitóides contemporânea a esforços compressivos
dc.languagept_BR
dc.subjectPETROLOGIA
dc.subjectAEROFÍSICA
dc.subjectGRANITÓIDES
dc.subjectDEFORMAÇÃO
dc.subjectBRASIL
dc.subjectPARÁ
dc.titlePetrologia, geologia estrutural e aerogeofísica da porção leste do domínio Bacajá, província Maroni-Itacaiúnas
dc.typeDissertationpt_BR
dc.localBelém-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diss_cristiane.pdfproducao cientifica75,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.