Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/997
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPINHEIRO, Marco Aurélio Piacentini
dc.contributor.authorSUITA, Marcos Tadeu F.
dc.date.accessioned2013-12-19T16:35:02Z
dc.date.available2013-12-19T16:35:02Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationPINHEIRO, Marco Aurélio Piacentini; SUITA, Marcos Tadeu F. Anomalias de Ce em máficos e ultramáficos neoproterozóicos da Faixa Brasília Sul, MG: discussão e significado. In: Anais, @NUMERO EVENTO., 2011, Gramado, RS. @TITULO PUBLICACAO. Gramado, RS: @EDITORA, 2011. .
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/997
dc.description.abstractNo Sul de Minas Gerais, na borda meridional do orógeno neoproterozóico Tocantins, ocorrem corpos máficos e ultramáficos posicionados em metassedimentos oceânicos, turbíditicos e pelágicos a|hemipelágicos, metamorfisados em médio a alto grau, ao longo de falhas de empurrão profundas. Estes corpos, de natureza controversa, associam-se a granulitos, retroeclogitos e lentes do embasamento e são constituídos por serpentinitos (meta-harzburgito) com textura mesh e evidências de serpentinização primária, com meta-harzburgito e meta-websterito cumuláticos reequilibrados em alto grau. Em diagramas AFM e ACM posicionam-se em campos de peridotitos abissais, orogênicos,|ofiolíticos e de zonas basais de complexos acamadados. Litotipos como meta-bronzitito pegmatóide, antofilita meta-harzburgito e anfibolitos diversos (de origens vulcânica e plutônica) com assinaturas toleiíticas de baixo a alto Ti, posicionam-se em campos de basaltos de arcos de ilha, E-MORB a NMORB. Meta-basaltos e meta-gabros com assinaturas toleiíticas de baixo Ti, que se situam em campos de arcos de ilha a N-MORB, exibem um padrão geoquímico similar entre si, com um possível trend de diferenciação associado com as ultramáficas e característica anomalia negativa de Ce no conjunto de rochas máfico-ultramáficas, quando normalizados ao condrito. Sugerimos que estas|rochas sejam co-genéticas, membros desmembrados de um complexo ofiolítico (do tipo alpino), diferentes dos metabasaltos com assinatura geoquímica de magmas intraplaca que não exibem anomalias de Ce. Estas anomalias sugerem processos de interação com água do mar ou herança de fonte mantélica empobrecida em Ce. Esta anomalia pode ser usada como um critério separador entre corpos ofiolíticos e não ofiolíticos
dc.languagept_BR
dc.subjectGEOQUÍMICA
dc.subjectMETAMORFISMO
dc.subjectNEOPROTEROZOICO
dc.subjectCONGRESSOS
dc.subjectBRASIL
dc.subjectMINAS GERAIS
dc.titleAnomalias de Ce em máficos e ultramáficos neoproterozóicos da Faixa Brasília Sul, MG: discussão e significado
dc.typeWorking Paperpt_BR
dc.localGramado, RS
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evento_CGQ02T48.pdfproducao cientifica179,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.